''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

enfim NOVEMBRO


Novembro lembra nove, e essa lembrança não é a toa.
Na língua latina, novembro traduz-se por novem (nove). O nome tem tudo a ver, uma vez que este era o nono mês do calendário romano, preparado por Júlio César, no ano 46 a.C.. Lembrando que este mesmo calendário começava em março. No calendário gregoriano, preparado a pedido do Papa Gregório XIII, novembro passou para a décima primeira posição, sendo o mês onze, durando assim trinta dias.
Em 46 a.C., Júlio César, fazendo uso de sua autoridade máxima em Roma, cumpriu suas tarefas. Uma delas era decidir quando se introduziam os meses no calendário romano tradicional. Dessa forma, realizara uma reforma no calendário. Essas mudanças passaram a vigorar na data de 1 de janeiro de 45 a.C.. O calendário foi alinhado com as estações do ano, passando a ser um calendário solar; muito parecido com o calendário egípcio que estava em vigor naquela ocasião.
Como características desse calendário, passaram a vigorar as seguintes regras:
Calendário anual fixado em 365 dias, esse período será chamado de ano comum.
Calendário anual fixado em 12 meses, não mais utilizando os chamados meses intercalares. Nesse novo formato deveria se acrescentar 1 ou 2 dias aos meses do ano.
Acrescentar 1 dia de 4 em 4 anos, sendo mais 24 horas, resultado esse da diferença de aproximadamente 6 horas entre os 365 dias do novo calendário e o valor médio do ano trópico de 365 dias e 6 horas. Esse dia a intercalar ocorria no sexto dia antes de março, ou, no nosso atual calendário, antes de 24 de fevereiro. Esse chamado dia repetido, chamava-se de dia bissexto, ocorrido antes de março, dando nome assim ao ano em vigência, como ano bissexto. Exatamente como usamos ainda hoje.
O primeiro dia do ano passa a ser o dia 1 de janeiro no nosso calendário, oito dias depois do solstício de inverno, tudo calculado para coincidir  com o oitavo dia antes de janeiro, ou, dia 25 de dezembro no nosso calendário.
Após a elaboração do calendário, por Júlio César, e as modificações feitas por Augusto, o primeiro imperador, esse calendário ainda é utilizado por alguns cristãos em diversos países. Nesse caso, os anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos.
No século XVI, o Papa Gregório XIII convocou um grupo de especialistas para corrigir o calendário em vigência até então, o calendário Juliano. A partir de então, nasceu o calendário gregoriano.
Como convenção, o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, o que facilita o relacionamento entre as nações. Isso ocorre porque a Europa, na História, exportou seus padrões para os outros países.

Fonte de Consulta: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_juliano
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/calendario-calendario-juliano-calendario-gregoriano-e-ano-bissexto.htm
https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/
http://escolakids.uol.com.br/historia-do-calendario.htm
http://www.calendariodoano.com.br/calendario-gregoriano/
https://pt.aleteia.org/2015/02/22/15-curiosidades-sobre-o-calendario-gregoriano-uma-mudanca-que-literalmente-marcou-epoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.