''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 30 de maio de 2010

O lugar onde MORo, com muito orgulho; agora mais verde e amarelo





As ruas, belas como são, os buracos, que estão ali por algum motivo desconhecido pela própria rua, e a fila de vacinação que se formou na pequena unidade de saúde, em busca de algumas agulhadas contra a gripe do porquinho, movimentaram o final de semana na rua onde moro. Não satisfeito com mais notícias boas, ouvi o nome do bairro onde resido, por três vezes na televisão... Estamos ficando cada vez mais chiques, e quanto mais nos aproximarmos da eleição ficaremos mais importantes, depois não! Aí, durante quatro anos, a televisão e os jornais voltam a mostrar os pontos turísticos de Curitiba, as coisas belas, e falar do centro da cidade, seus moradores, seus turistas, e juntamente com eles os bairros chamados de ''nobres''; por enquanto, esperando a eleição que ainda não chegou, é a nossa vez de aparecer na mídia. Quando não é eleição é seleção, para que o ônibus da seleção passasse por umas das ruas do bairro onde moro, asfaltaram uma rua que não era considerada mais nem passarela pelos moradores, num tempo recorde de três dias. Os moradores estavam fazendo abaixo assinado há mais de 2 anos pedindo asfalto naquele lugar. Teve gente dormindo na frente do portão do CT do Caju pedindo pelo amor de Deus para que o ônibus desse uma volta pelo bairro, pois assim a chance de novas ruas serem asfaltadas seriam grandes, mas Dunga não quis nem saber, não abriu o portão nem pra dar autógrafos, imagine para dar volta de ônibus, esquece. Os mais otimistas acreditam que a passagem deste tal ônibus milagroso que por aqui passou deixou boas lembranças, neste caso, um asfalto novo; é como diz a velha música propagandista: ''salve a seleção''.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Então...


Eu poderia comentar sobre a escalação do time da seleção brasileira, para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas não estou com vontade de falar o que todo mundo já está falando, então, indo no contraponto, vou comentar algo que nunca é dito, como as Drosófilas se reproduzem?
As chamadas Drosófilas são pequenas mosquinhas que ficam por ali, na cozinha da sua casa, perto da fruteira, sobrevoando bananas. Para alguns um simples inseto, mas para a comunidade científica, Drosophila Melanogaster; cuja excepcional coincidência batizei minha filha com este nome. Estas simples moscas não apresentam perigo algum. Não faz mal a qualquer ser vivente neste planeta, pelo contrário, faz muito bem a ciência e consequentemente a todos que necessitam viver neste mundo úmido.
fechada dentro de um vidro, no interior de um laboratório ela se transforma na poderosa Drosophila. durante anos ela ajuda nas pesquisas sobre genes transmitidos de uma geração para outra. Desta forma elas ajudam a entender a formação, o desenvolvimento e a evolução dos seres vivos. Mas como? Você deve estar se perguntando, se é que alguém lê o que este blog aceita, como uma insignificante mosca pode fazer isso? Como uma única célula se desdobra em bilhões de outras? Como o organismo já nasce propenso a determinadas doenças e como evitar o aparecimento delas? Há quase um século, a drosófila ajuda os cientistas a obter respostas a essas perguntas. "A biologia baseada na drosófila continuará ainda por muitos anos a ter impacto direto em nosso entendimento da saúde humana", escreveu Kathleen Matthews, pesquisadora da
Universidade de Indiana.
Segundo Thereza Venturoli a Drosóphila ao lado dos macacos rhesus e dos camundongos, são estas mesmas mosquinhas-das-frutas que completam uma galeria de animais benfeitores das ciências biológicas. Roedores e primatas estão muito mais próximos do homem na escala zoológica, mas a mosquinha contabiliza inúmeras vantagens como organismo-modelo em experimentos genéticos. É bem mais fácil conservar 3 000 drosófilas de 3 milímetros de comprimento num frasco do que manter numa jaula um único macaco de mais de meio metro. E é infinitamente mais barato alimentar uma colônia de drosófilas com as leveduras que surgem sobre um naco de banana madura do que manter a boa nutrição de um primata de 8 ou 10 quilos. Do ponto de vista da pesquisa genética, as drosófilas também rendem mais. Como elas se reproduzem então? De acordo com informações de Venturoli, elas são tão férteis, e sua gestação é tão curta, que os cientistas podem acompanhar a evolução da vida como que num filme em ritmo acelerado. Numa temperatura amena, entre 22 e 25 graus, as moscas se reproduzem em apenas duas semanas. No fim da vida, uma fêmea de drosófila terá gerado uma prole com algo em torno de 1.000 pequenos insetos. Isso significa que, num único ano, os biólogos podem analisar 25 gerações. Mesmo entre os camundongos, a fêmea pode levar cerca de um mês para dar à luz uma ninhada de dez a quinze filhotes. Com os macacos, a comparação é mais distante ainda: nasce apenas um bebê após uma gestação que pode chegar aos seis meses.
E é isso, somente isso, elas se reproduzem numa temperatura relativamente quente, entre 22 e 25 graus, e em duas semanas já temos uma galerinha nascida da mamãe Drosóphila. Acredito que isto seja suficiente para ser dito, afinal, é desagradável entrar nos detalhes da relação sexual entre uma Drosófila e um Drosófilo... Caracas! Capital da Venezuela.

domingo, 9 de maio de 2010

PROFESSOR no país das maravilhas

Ao encerrar o primeiro bimestre do ano letivo de 2010, eu fechei as chamadas notas bimestrais dos alunos a quem ministro aulas. Para minha surpresa, 150 alunos, do total de 895 discentes que assistem minhas aulas, ficaram com notas azuis. Fiquei feliz no mesmo instante, pois há muito tempo eu não tinha um número tão alto de alunos com notas azuis. Todos os anos somos obrigados a camuflar a situação destes que dizem que estudam, para que os pais fiquem felizes pensando que eles realmente estudam; e vamos embora para casa acreditando por vez ou outra que o ''mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes'', Deus salve Renato Russo.
Mas, desta vez decidi fazer o contrário, enviei exatamente as notas que eles tiraram na sala de aula, não dei ponto de conceito, não olhei caderno, não olhei para os olhos de ninguém, apenas enviei as notas para a secretaria. Então, como já era esperado, não demorou muito e fui chamado na coordenação. Como um verdadeiro tribunal da inquisição, pediram que eu assinasse um livro ata, de capa preta, igual aqueles que os alunos vândalos assinavam quando eu estava no colégio, onde num texto gigantesco dizia que eu assumia meu ''atestado de incompetência'', por não ter ensinado a matéria de forma correta para os alunos, não ter dado chance para que eles tirassem notas boas, e não ter dado aula no período que compreendia o primeiro bimestre deste ano letivo.
Após ler cada um das linhas, para desespero das mulheres que me olhavam na sala da inquisição, eu levantei a cabeça e perguntei:
_ Por que tenho que assinar isto?
_ Porque você deixou muitos alunos com notas vermelhas, e você vai responder por isso.
_ Não vou, tenho todas as provas guardadas comigo. Por que tenho que responder se eles não estudam?_ indaguei.
Uma das mulheres então respirou fundo, e me disse:
_ Existe uma lei estadual que culpa você por não ter dado nota azul para mais de cinqüenta por cento da sala.
Olhei para ela e perguntei:
_ Ótimo! Então por que você não colocou no texto da ata que eu devo assinar, o número da lei que estou sendo enquadrado?
Elas se olharam e me encararam.
_ Você está questionando a autoridade do Estado?
Sem dúvida alguma pensei que a inquisidora ia dizer ''igreja'' no lugar de estado; sem dúvida alguma era um tribunal da inquisição, na Espanha da idade média, comandado por Torquemada, o grande inquisidor. Mas eu não disse nada, apenas virei de costas e saí da sala onde elas estavam.
Será preciso a partir de então dar nota a todos aqueles que freqüentam a escola pública?
SIM
Será preciso não forçar mais atividades que levem o aluno a pensar de forma crítica, tendo em vista que a grande maioria não sabe nem o que significa FORMA CRÍTICA?
SIM
Será preciso manter todos com notas acima da média, para que eles possam brincar lindamente, enquanto seus pais trabalham pensando que eles estão estudando, para que assim que alcançarem um vestibular, tenham que se submeter a faculdades particulares, onde irão engordar os bolsos da burguesia; tudo isto por que não estudaram no ensino fundamental e médio, por isso torna-se impossível concorrer com aqueles que fizeram cursinho e tomaram suas vagas numa faculdade federal e estadual?
SIM
Será preciso camuflar boletins para que nós professores não sejamos chamados de incompetentes em todas as letras, tendo em vista que a realidade na sala de aula não condiz em nada com qualquer trabalho dito difícil existente por aí?
SIM
Sendo assim, sejam bem vindos alunos, a escola é de vocês... Brinquem, pulem, ofendam, briguem e joguem muita bola, pois a nota de vocês estará garantida no final do ano, segundo a mentalidade de alguns, não a minha, que continuará a mesma.