''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 29 de maio de 2016

o ATOR e o MINISTRO

Fonte da Imagem: http://g1.globo.com/educacao/noticia/nao-discrimino-diz-ministro
sobre-encontro-com-alexandre-frota.ghtml (G1 - Globo)

CERTA VEZ um ator disse numa entrevista: ''eu só quero aparecer''. Não sei quem disse isso, mas alguém sempre cita essa frase quando se refere a alguém muito exibicionista. Outra que escuto muito é: ''falem bem ou falem mal, mas falem de mim''. Muitos dizem que o próprio Michael Jackson disse tal frase, mas confesso que não procurei saber se foi ele mesmo quem disse, pois bem, alguém disse, e se alguém disse, esse alguém gostava muito de estar entre os holofotes.
NA SEMANA QUE PASSOU o ator brasileiro Alexandre Frota foi até o Ministro da Educação apresentar algumas propostas políticas, pelo menos foi assim que saiu na mídia. Antes que essa notícia pudesse ser esmiuçada e compreendida pela grande maioria, veio a chuva de pedradas na cabeça do ator. Acusaram Alexandre Frota de tudo. ''Ator pornô de quinta categoria'', ''Ator medíocre'', ''Ator sem classe'', ator, ator, ator. Interessante compreender que sempre a ofensa vem ligada com a palavra ator, ou seja, isso mostra que as pessoas tem noção do que é um ator. Pelo que aprendi enquanto vivi nas ruas, perambulando pelas portas dos teatros é que os atores são aqueles que vivem de tipos, personagens, que emprestam o seu corpo para dar vida a outro alguém. Raciocinamos dessa forma então. Se chamam o rapaz com músculos de ator, pois então, devem ter um mínio de noção de que ele pode estar fazendo um tipo, ou pode simplesmente querer aparecer na mídia, como disse aquela primeiro alguém que nunca apareceu de fato.
CONVENHAMOS que os atores gostam de aparecer. Isso faz parte da arte. Aparecer para ser visto, e ser visto para ser lembrado. Muitos se dizem tímidos, mas sempre estão a frente dos holofotes, o que é no mínimo muito contraditório, pois bem, vamos em frente.
O chamado ator foi até o Ministro da Educação do novo governo falar o quê? POUCOS SABEM. Por qual motivo poucos sabem? Por que não se deram ao trabalho de ler quais eram as propostas. No exato momento que o nome do ator foi postado nas manchetes, automaticamente o passado do mesmo vem a mente das pessoas e todos lembram que ele fez filmes pornográficos para ganhar dinheiro, e segundo ele, ganhou muito dinheiro com isso.
Mas e o que ele disse? O que ele falou de tão grave com o Ministro? O que aconteceu lá dentro?
Se for basear pelos comentários que encontramos na internet, fica claro que poucos leram qual era a proposta dele, mas simplesmente desmontaram a reputação do rapaz ao lerem o seu nome na manchete.
Alexandre Frota pode ser tudo aquilo que o acusam, mas burro ele não é. Sabe como aparecer e estar sempre na mídia. Alexandre Frota levou ao Ministro uma proposta de Educação, que já fora rejeitada pelo MEC há tempos, considerando-a inconstitucional. A proposta do ator é: ''Uma Escola sem Partidos'', onde, segundo o ator, muitos professores tentam doutrinar seus alunos encaminhando-os para um lado nesse jogo de direita e esquerda. Os professores não devem jogar ideologicamente com seus alunos, isso é errado. Pois bem, essa proposta não é nova, ela já fora apresentada antes, e o MEC a considerou inconstitucional. Não tem lógica evitar citar Platão na aula de filosofia, por que este falava sobre filosofia política. Assim como evitar que um professor de Língua Portuguesa, Arte, Matemática ou História faça algum comentário sobre o nosso momento atual de turbulência política, onde os bolsos de todos estão sendo afetados. Pois bem, o MEC já falou que isso é inconstitucional então tá falado.
MAS, MESMO ASSIM, por qual motivo, o rapaz foi lá falar com o Ministro?
Será que ele não leu nada a respeito do assunto antes de ir até Brasília?
Será que ele se sujeitou pagar um gigantesco mico desses a toa?
Será que ele sabia o que estava fazendo?
Ou será que ele foi até lá só pra tomar um café com o Ministro e conversar sobre algumas coisas que poderiam ser mudadas, mas não aconteceram ainda?
O fato é que, se um ator gosta de aparecer e ser comentário em várias frentes de informação, esse ator conseguiu. Na última semana Alexandre Frota e sua visita ao Ministro foi a notícia mais comentada na internet. Todo mundo jogando lenha no rapaz que já deixou ser filmado pelado. E ele? Será que ele ficou triste em ser o objeto número um de todos os comentários do Brasil? Será que por ser ator, ele não gosta de aparecer dessa forma? Será que sua popularidade nesse momento está mais popular ainda, do que estava há um mês?
POIS BEM, na visão desse que lhes escreve, e que acabou de contribuir mais um pouquinho para que a notícia se espalhe, popularizando ainda mais o ator, era isso que ele queria; ser comentado, popularizado e estar na boca do povo novamente. Provavelmente ele sabia que o MEC já tinha rejeitado essa proposta levada agora por ele, e que esse mesmo MEC não se daria o direito de reabrir a discussão em cima disso, mas, no fim das contas, a pauta era o menos importante, até porque em 99% dos comentários de internet, as pessoas que ali discutem e xingam o ator, nem sabem o que ele foi falar com o Ministro, a simples figura dele, sentado na mesma mesa que o Ministro, já causou repulsa em quase todos aqueles que comentaram o fato publicado.
Se formos analisar por esse ponto de vista, parabéns Alexandre, um ator deve estar a frente dos holofotes, e você conseguiu mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.