''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

HAITI dos REIS









O que provoca os problemas da natureza? O homem? Deus? As grandes indústrias? O desmatamento? A poluição? A ira dos Deuses?

O que faz o ser humano ser solidário um com o outro nos momentos difíceis? O histórico de cada um? Saber que passar fome doi mais naquele que se alimentou bem do que naquele que ainda não comeu? Pensar ''podia ser comigo''?

O que leva as pessoas a esquecerem tão rápido uma catástrofe? Uma tragédia maior ainda? A propaganda apelativa da mídia? Saber que problemas acontecem, sempre aconteceram, e continuarão acontecendo eternamente...

A primeiro foto mostra as belezas naturais do Haiti. A segunda foto mostra a avenida central de Porto Príncipe, capital daquele país. A terceira foto mostra corpos esticados no chão haitiano devido as guerras de gangues de Porto Príncipe em 2007. A quarta foto mostra um homem desesperado próximo ao corpo de um parente atingido por um tiro. A quinta foto mostra crianças bucando água potável e voltando pra casa. Aquele simples balde, e muitas vezes sujo, continha a água que deveria ser consumida em 24 horas, as vezes 35 horas. A sexta foto mostra o morro de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que desabou em janeiro de 2010 matando várias pessoas. A sétima foto mostra os bombeiros e voluntários trabalhando nas buscas por corpos em Angra dos Reis após o desabamento. A última foto mostra as belezas naturais do Haiti, que poderiam muito bem ser de Angra dos Reis.

O que faz o ser humano, em especial do povo brasileiro, esquecer das coisas em tão pouco tempo? A mídia do nosso país?

O que faz o ser humano ignorar um povo miserável, como o povo do Haiti, por séculos, e agora se declarar triste pelos últimos acontecimentos?

Angra dos Reis recebeu as lágrimas humanas enquanto corpos eram retirados da lama, o Haiti entrou em cena e agora acumula lágrimas de pessoas que fazem o esforço de procurar no mapa onde fica aquele país.  A história de massacres e guerras urbanas ficaram pra trás, pelo menos nos jornais das últimas semanas. Se o ser humano, Deus, a natureza, ou se é que existe algum culpado por tudo isso, continuar fazendo o que está fazendo; o Haiti também não irá permanecer muito tempo na mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.