''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

virou notícia...

Criminosos usam informações da internet para realizar assaltos em SP

Animado na véspera de uma folga, um engenheiro fez o anúncio aos amigos em uma rede social. “Mandei uma mensagem dizendo: ‘Tô saindo pra viajar’, conta.
Enquanto ele aproveitava as férias, os ladrões se aproveitavam da informação e roubaram todos os eletrônicos e objetos de valor da casa dele. “Televisão, computador, máquina fotográfica, relógio”, diz o engenheiro. Para completar a ação. ‘O sujeito ainda foi desaforado e deixou a mensagem: 'a próxima vez que você for viajar avisa’.
Em um prédio na zona oeste de São Paulo, dois ladrões foram mortos pela polícia na semana passada. Eles entraram no apartamento com a chave furtada por um colega do morador, um adolescente que se exibia em uma rede social, dizendo ser dono de muitos aparelhos eletrônicos.
“Tudo que você coloca de bens que você tenha, a pessoa fica fuçando na internet. De repente um amigo de um amigo está ligado a você e consegue ver suas fotos, residência, o que você tem”, alerta Antonio Salles Lambert Neto, delegado.
Encontrar velhos e novos amigos, conhecer muita gente, falar da vida, esse é o charme, o atrativo das redes sociais, mas é também o grande perigo dessa ferramenta de comunicação. Dizer onde está ou comentar o que está fazendo, são informações que podem trazer problemas, por isso a polícia e os especialistas recomendam:
- Só aceite amizades de quem você realmente conhece.
- Não coloque fotos enquanto estiver viajando, isso quer dizer que você não está em casa.
- Não diga que vai sair ou pra onde vai.
- Nunca dê informações íntimas, pessoais na rede.
- Pense bem antes de escrever.
“Toda vez que você for postar alguma coisa em uma rede social na internet, antes de enviar a informação, pense se aquela mensagem não pode ser usada contra você. Se você achar que pode ser usada, não poste”, explica Wanderson Castilho, especialista em crimes eletrônicos.
“Hoje a rede social é uma forma que os bandidos encontram de selecionar as vítimas, fica mais fácil e o risco é menor. O bandido sabe que uma pessoa que está no cinema não vai atender o celular, então ele pode ligar para sua família e aplicar o golpe do sequestro, por exemplo”, lembra o delegado.

Fonte:  http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/criminosos-usam-informacoes-da-internet-para-realizar-assaltos-em-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.