''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A TELEVISÃO que o homem FAZ


Assistir ou não assistir? Esta é a questão de muitas pessoas que andam e falam por aí... O problema é a vergonha. Se algum intelectual falou que este programa é ruim, então uma grande parte de pseudos intelectuais também vão malhar, falar mal, e criticar negativamente este negócio que serve para dar uma ''espiadinha''. Que coisa. Agora, se algum intelectual falar que é bom, então vai ter uma galera que terá orgulho de dizer: ''eu assisto''.

Por que isto acontece com as pessoas? Eu perguntei a um amigo psicólogo por que uma gama de pessoas seguem grupos sem tirar suas próprias conclusões, como é o caso deste programa que tanto falam mal, mas é o programa com maior audiência da televisão na atualidade, segundo os números do IBOPE. ''A psicologia explica que o ser humano sente-se condicionado a adquirir formas de conceito internalizado, na intenção de agradar uma parcela de pessoas que convivem com ela. Dizer num grupo de amigos que não gosta, quando todo mundo gosta, não é compatível com o intelecto de aceitação daquele meio social''; esta foi a explicação do psicólogo.

Não satisfeito com isso, por que acreditei que a resposta não respondia minha pergunta e somente dizia o óbvio, perguntei a um amigo professor de sociologia, eis a resposta: ''Aquele mundo criado para ser um faz de conta, não pode levar em consideração a grande massa de brasileiros que ficam em casa sem ter o pão, o conforto, ou até mesmo as regalias que ali são apresentadas. Assistir a este programa e criticar, faz gerar um alívio de estar desabafando com a sociedade tão injusta quanto é a nossa, na intenção de mobilizar uma certa camada social, para que as igualdades sejam feitas e não somente a exibição pelo dinheiro capital que humilha as camadas mais pobres''; enfim, assim disse o sociólogo.

Hoje de manhã quando eu chegava em casa do trabalho, encontrei Dona Alice, uma catadora de latinha e papelão vasculhando o lixo, depositado na rua pelo vizinho que mora do outro lado da rua. Parei para trocar uma ideia com a mulher e conversamos sobre as chuvas que estão destruindo casas. Próximo ao final da conversa, quando eu já estava quase me despedindo, caímos no assunto Big Brother. A mulher me olhou, enxugou o suor de sua testa e disse: ''Se você gosta assiste, se você não gosta, não assiste; não tem que ficar falando pros outros se assiste ou não, e nem tem que ficar falando se é uma porcaria, muda de canal e pronto. Lá no sindicato eu já to com dor de cabeça deles ''falá'' disso, vê outra coisa e muda o disco. Todo mundo diz que não assiste por que o programa não vale nada, mas todo mundo sabe o nome de quem saiu, de quem ficou e de quem tá fazendo intriga com quem''. Genial Dona Alice. Sou seu fã.

Ao final da conversa perguntei se ela assistia ao programa, e ela me respondeu: ''De vez em quando assisto, mas não acompanho; agora, se você pensar bem, tem coisa muito pior na televisão e ninguém fala nada''. Continuo seu fã Dona Alice. Um abraço e tenha um bom dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.