''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sexta-feira, 22 de março de 2013

o ÓBVIO do ÓBVIO é sempre ÓBVIO

Segundo os dicionários, Negligência (do latim "negligentia") é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência.
Sabe aquele momento que o país inteiro pára pra ouvir uma notícia trágica sem explicação alguma? Infelizmente isso vem acontecendo com frequência no nosso país. E depois de meses de investigação e dinheiro envolvido, sempre aparece uma autoridade pra dizer que houve negligência naquilo que aconteceu. Óbvio que houve, por isso aconteceu, pois, se tivessem tido cuidado com os seres humanos que sofreram tais problemas, a tragédia não teria acontecido.
 No dia 18 de outubro de 2010 uma mulher caiu de uma balsa que navegava pelo rio Mampituba, em São João do Sul, no extremo sul de Santa Catarina. Depois de uma investigação exaustiva o delegado Ari José Soto Riva concluiu:

''Delegado diz que houve negligência em morte de mulher que caiu de balsa no rio Mampituba''

 Foto de Maria de Lourdes, que foi encontrada a cerca de três quilômetros do local da queda. (foto de Mauricio Vieira - clickrbs).  

Em 2007, durante a CPI do chamado ''apagão aéreo'', que discutia sobre a crise no setor aéreo brasileiro, ou como ficou conhecido, o "apagão aéreo", divulgado pela imprensa, consistia em uma série de colapsos no transporte aéreo que foram deflagrados após o acidente do vôo Gol 1907 em 29 de setembro de 2006. Apagão é um nome adotado no Brasil para referir-se a graves falhas estruturais em algum setor. Durante mais de um ano a situação no transporte aéreo de passageiros no Brasil passou por dificuldades, ocasionando inclusive a queda do ministro da Defesa do governo Lula, Waldir Pires. E, depois de muito tempo de discussão, falação e gastos públicos, o deputado Carlos Sampaio afirmou sobre o acidente:

''O deputado Carlos Sampaio afirma que ficou claro que houve negligência dos pilotos, após ouvir o depoimento do delegado da PF, Renato Savão, na CPI do Apagão Aéreo''

 Mulheres protestam durante a CPI do apagão aéreo em 2007. (foto: estadão.com.br)
   
No dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria (RS), na boate Kiss, um dos músicos da banda acendeu um sinalizador enquanto estava no palco. O lugar pegou fogo e matou 241 pessoas, entre todas elas a maioria jovens. O delegado responsável pela investigação concluiu que:

''Para delegado, houve negligência em boate de Santa Maria'' 

 Sandro Meinerz, um dos delegados responsáveis pela investigação da tragédia ocorrida na boate Kiss. (foto de www.portalbei.com.br)

 No dia 21 de março de 2013, uma jovem de 27 anos, residente no município de Mairi, a 286 km de Salvador, morreu 24h depois de dar à luz ao seu filho, que também já estava morto em seu útero. A família, por sua vez está acusando a obstetra que a atendeu de negligência médica.

''Mãe morre após dar à luz e família acusa hospital de negligência''


Hospital de Mairi onde a jovem Jociene Lima da Silva morreu. (foto de www.emcimadanoitica1.blogspot.com)

Negligência! Em todos os casos é óbvio que houve negligência, caso contrário tais tragédias não teriam acontecido. Entre esses casos que aqui postei, existe mais uma centena de acontecimentos semelhantes onde a única justificativa dada ao final, geralmente por autoridades, é de que houve negligência. Óbvio que houve negligência. O que as pessoas querem saber sempre é quem vai ser responsabilizado pelo que aconteceu, mas na maioria dos casos se contentam com uma explicação vaga de que houve negligência. Enquanto os prejudicados não insistirem em respostas mais concretas, que apontem saídas e alternativas para reparar tais erros, os discursos serão sempre voltados para a palavra negligência. Por fim, dificilmente um responsável conseguirá dizer o que de fato houve, pois a grande maioria assume a própria negligência, e tudo fica por isso mesmo; pelo menos até que a próxima negligência provoque algo pior.


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,0,3078878,Delegado-diz-que-houve-negligencia-em-morte-de-mulher-que-caiu-de-balsa-no-rio-Mampituba.html / http://www.psdb.org.br/o-deputado-carlos-sampaio-afirma-que-ficou-claro-que-houve-negligencia-dos-pilotos-apos-ouvir-o-depoimento-do-delegado-da-pf-renato-sayao-na-cpi-do-apagao-aereo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Apag%C3%A3o_a%C3%A9reo_de_2006 / http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/para-delegado-houve-negligencia-em-boate-de-santa-maria-04024C9A3062CC994326?types=A& / http://reportercoragem.com.br/mae-morre-apos-dar-a-luz-e-familia-acusa-hospital-de-negligencia/ http://varzeadopoconoticias.blogspot.com.br/2013/03/em-mairi-bebe-nasce-morto-mae-morre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.