''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de MAIO - Assinatura da LEI ÁUREA

Princesa Isabel do Brasil

ERA um domingo, dia 13 de maio de 1888. Nesse dia costumavam comemorar o nascimento de D. João VI, geralmente isso acontece quando a pessoa faz aniversário no mesmo dia que nasceu. E para a posteridade, sua bisneta, Dona Isabel, naquela ocasião Princesa Imperial do Brasil, juntamente com o ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, assinou a lei que abolia a escravatura no Brasil. Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil, em viagem ao exterior. Caso contrário a pena estaria na mão dele.
O projeto de lei que acabava com a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atualmente conhecida como Câmara dos Deputados, imagine. Quem se encarregou de fazer isso foi o ministro Rodrigo Augusto da Silva, o mesmo que viu Isabel rabiscar na folha de papel. Rodrigo chegou na Câmara Geral no dia 8 de maio de 1888. Entre os dias 9 e 10 de maio os políticos votaram e aprovaram a Lei.
A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo mesmo ministro Rodrigo Augusto da Silva no dia 11 de maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente. Era um domingo, e talvez Isabel quisesse descansar um pouco no Paço Imperial, mas ao ser encontrada, as três horas da tarde do dia 13 de maio, ela assinou a chamada Lei Áurea. Isso prova que a família real trabalhava até no domingo, diferente dos políticos atuais.
Entrou pra História como a Princesa que libertou os escravos do bárbaro regime que ainda imperava no Brasil, e em silêncio sofreu por prever que tal ato iria custar o trono de seu pai.

 Sessão do Conselho de Estado em que a Princesa Isabel assina a Lei Áurea;
óleo sobre tela - Georgia de Albuquerque

 Fonte: google.com.br / Revista Aventuras da História / Isabel - princesa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.