"Comercial" que mata Hitler quando criança gera polêmica na Alemanha
Um vilarejo no fim do século 19. Uma Mercedes moderna se aproxima,
observada com desconfiança pelos moradores. Quando duas meninas
atravessam seu caminho, brincando, o automóvel freia automaticamente.
Pouco depois, no entanto, um garoto corre diante dele. E desta vez ele
não para – e o atropela. A mãe sai correndo de casa, gritando "Adolf!". A placa com o nome do
lugarejo entra no quadro: Braunau am Inn – local de nascença de Adolf
Hitler. A tela fica preta, e aparece o slogan do sistema automático de
frenagem da Mercedes Benz: "Reconhece perigos antes de eles aparecerem".
O video clipe foi o trabalho de formatura de alunos da Academia de Cinema do estado
alemão de Baden-Württemberg. Há pouco mais de um mês no YouTube, ele já
foi assistido mais de 5 milhões de vezes e tem suscitado debates
acalorados.
A Mercedes-Benz, por sua vez, fez questão de se distanciar imediatamente do filme.
"Estamos convencidos de que é inapropriado usar a morte de uma pessoa,
neste caso, de uma criança, num spot de publicidade, assim como usar
conteúdos associados ao nacional-socialismo", afirma Tobias Mueller,
porta-voz da montadora.
O filme teve que ser retirado da internet, e a nova versão é acompanhada
pela indicação de que o material não é autorizado pela Mercedes-Benz.
Fonte: http://www.dw.de/comercial-que-mata-hitler-quando-crian%C3%A7a-gera-pol%C3%AAmica-na-alemanha/a-1711364
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.