''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 19 de abril de 2015

Dia do Índio.


A data de 19 de abril, referente ao dia do índio, foi sugerida no ano de 1940 durante o I Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu na cidade de Patzcuaro no México.
O congresso tinha como proposta debater os assuntos relacionados às sociedades indígenas que compõem todo o continente americano. Os índios foram os convidados de honra do evento, mas devido as perseguições e traições ocorridas durante toda a sua história (história em contato com o “homem branco”), a reação inicial foi de boicote. Contudo, foi esclarecido que o congresso tinha o intuito de buscar a melhoria dos direitos dos grupos autóctones (esse é outro termo usado para se referir aos índios), tornando assim a adesão mais efetiva.
Além de formular as políticas indigenistas, o congresso também foi responsável por criar o Instituto Indigenista Interamericano que, sediado no México, teria a responsabilidade de garantir os direitos do povos indígenas. A data “19 de abril” para comemoração do dia do Índio foi escolhida por marcar o primeiro encontro dos delegados indigenistas no Congresso.
Na época, o Brasil não se filiou imediatamente ao instituto. Foi após muita  insistência do Marechal Rondon (militar e sertanista brasileiro, defensor das causas indígenas) que Getúlio Vargas finalmente aderiu ao Instituto, estabelecendo também a data de 19 de abril como o “Dia do Índio”.
O Brasil é um país extremamente diverso e pluricultural e o “Dia do Índio” é a data comemorativa para a valorização e divulgação da cultura indígena, mas precisamos ter em mente que essa valorização precisa ser cotidiana e junto a ela deve vir o respeito de sua identidade cultural.
A partir da Lei Nº 5.540, de 2 de Junho de 1943, Getúlio Vargas decretou que o Dia do Índio seria comemorado no dia 19 de Abril.
Fonte: http://brasileirissimos.xpg.uol.com.br/dia-do-indio/ texto de Tales Pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.