''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 14 de maio de 2015

caveiras...




De modo genérico, a caveira simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo. A caveira é também o símbolo da mortalidade, representa o caráter transitório e passageiro da vida. O símbolo da caveira é muito utilizado para representar elementos negativos, como veneno, perigo e morte.

Simbologias de caveira

caveira possui um significado simbólico similar ao de crânio, que representa, entre outras coisas, a abóbada celeste. A caveira simboliza ainda a relação entre o microcosmo humano, o macrocosmo natural, e o universo celeste. Os olhos da caveira representam as luminárias celestes, enquanto a parte superior do crânio representariam as nuvens.
Por ocupar o cimo do esqueleto, o topo mais alto do corpo, o crânio representa a afirmação da superioridade humana, a força do pensamento, e constitui aquilo que existe de imperecível no corpo humano, a sua alma. Nesta perspectiva, a caveira simboliza a sabedoria.
Os alquimistas costumavam utilizar o crânio como receptáculos em suas operações de transmutação. 
O simbolismo de caveira também está associado ao de cabeça, e representa um troféu entre os povos caçadores, ou uma oferenda, quando se trata de um sacrifício. Ao se cortar a cabeça da caça, seja de espécie humana ou não, o caçador retira a força vital da caça, e guardando a sua caveira, o caçador toma para si os atributos da caça. 
Para algumas culturas e crenças, a caveira representa o renascimento espiritual através da morte em vários rituais, como uma porta de entrada para universos mais elevados.

Caveira pirata

caveira com dois ossos cruzados usada na bandeira dos piratas representam perigo e ameaça, e tem a intenção de manter as pessoas curiosas distantes dos barcos piratas e de avisar aos navegadores de outras embarcações que os piratas são impiedosos, que não se deve contar com a misericórdia deles.

Caveira mexicana

Na cultura mexicana, o Dia dos Mortos, comemorado do dia 31 de outubro a 02 de novembro, é o dia em que os mortos voltam para visitar as suas famílias. A festa dos mortos é uma das mais tradicionais e animadas da cultura mexicana, e são preparados muitos doces, inclusive em forma de caveirinhas. A caveira mexicana representa mortalidade, mas também é uma homenagem prestada aos entes queridos já mortos. 
Fonte do texto: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/caveira/ Fonte da imagem: google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.