''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 2 de maio de 2015

o 29 de abril de 2015

MASSACRE:
Ação ou efeito de massacrar, carnificina, chacina, matança, mortandade. 
Assassinar pessoas sem dar a chance de se defenderem.



NO dia 29 de abril de 2015 um grupo de professores exaltados provocou a polícia militar em frente a Assembléia Legislativa do Paraná, a partir daí, a PM reagiu com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogênio.

OS professores do Paraná, em greve, protestavam contra a mudança da previdência, em votação na ALEP. No dia 28, as 10 horas da manhã as provocações já tinham levado a PM a usar bombas de gás lacrimogênio contra os professores, na tentativa de dispersar a multidão. Os ânimos estavam muito exaltados. Quando o dia amanheceu no dia 29 de abril, milhares de professores já se reuniam na lateral da grade, instalada pela PM em frente ao Palácio do Governo e a ALEP. A ordem da polícia era: não avancem a grade. Pronto, isso não é tão difícil de entender, ainda mais para professores que criticam tanto o não entendimento dos seus alunos. Quando a votação começou naquela quarta-feira, um grupo do MST, agentes penitenciários e alguns agentes da saúde, também em greve, chegaram para reforçar o movimento. Na lateral da grade, professores falavam palavras nada agradáveis para os policiais, desde as 10 horas da manhã. Os PMs suportaram as provocações das 10 horas da manhã até as 14:22. A ordem primeira do comando da PM era: ''caso alguém toque na grade, empurre-os com o cassetete. Caso alguém tente pular a grade, impeçam com os cassetetes. Caso alguém tente mover a grade, disperse a multidão usando bombas e balas de borracha. A ordem é; não deixem eles avançarem para além da grade.''


Pois bem. Os chamados líderes do movimento estavam avisados quanto a isso, mas, mesmo assim, alguns professores tentaram pular a grade, não obtendo êxito, levantaram e derrubaram a proteção de metal. A PM agiu de acordo com a ordem, ''disperse a multidão''. O restante, todos já sabem o que aconteceu. As imagens correm o mundo há uma semana. Por fim, veja os vídeos, analise as fotografias, e tire suas próprias conclusões quanto àquilo que aconteceu.

Saldo final do ocorrido, 200 feridos, segundo a mídia. 400 feridos segundo os organizadores do movimento. No entanto nenhuma morte. Mesmo assim, a mídia e o movimento organizador ainda propagam para os quatro cantos a palavra massacre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.