''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

o POVO não quis a Paz? Como assim?


HÁ 52 a Colômbia está em guerra com as Farc. As chamadas forças revolucionárias durante esse tempo considerável provocaram mais de 220 mil mortos. Foram quatro anos de negociações até que, no dia 26 de setembro, em Havana, Cuba, o acordo foi assinado. De fato, não há como negar, foi um momento histórico. Três governos fracassaram nessa conversação e agora, tudo será só alegria; destacava a imprensa.
POIS BEM, assim que o acordo foi assinado a União Europeia tirou da sua lista terrorista as Farc. Muito bom, caminhamos para mais momentos históricos. Que maravilha. Como se não bastasse, após a atitude da União Europeia, os EUA disseram que estão analisando a situação e possivelmente farão o mesmo. Nossa, muito bom. O que mais temos de notícias boas em relação a esse assunto?
O governo colombiano então marcou um plebiscito, onde o povo se deslocaria até as urnas e votaria se querem de fato essa paz, ou não.
É NESSE MOMENTO QUE QUALQUER UM PENSA, caramba, quem nessa situação não iria querer a paz? Ridículo pensar assim, é claro que todos irão querer a paz depois de tanto tempo de guerra.
POIS ENTÃO, o povo compareceu as urnas e votaram não, NÃO QUEREMOS ESSE ACORDO DE PAZ.
A VONTADE DO POVO DEVERIA SER SOBERANA NESSA SITUAÇÃO, correto? CLARO que sim, afinal, foi a vontade do povo, numa eleição dita democrática. NÃO, a vontade do povo não foi aceita, e as Farc anunciaram que irão manter a paz mesmo assim. PERAÍ, como assim?
NÃO é estranho que um País fique tanto tempo em guerra com um grupo criminoso e depois de inúmeras negociações esse grupo ''aceita'' assinar a paz, mas o povo, que sempre esteve no meio desse fogo cruzado diga não, não queremos que esse acordo ocorra, e por mais incrível ainda que pareça, o próprio grupo Farc bata o pé dizendo: não, não e não, nós queremos a paz e vamos manter essa paz.
ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR ISSO?
Antes de ler sobre o assunto todos podem pensar, nossa, que coisa horrível. POIS ENTÃO, vamos ao que levou o povo a tomar essa decisão, sendo esse o mesmo motivo que não faz as Farc voltarem atrás dizendo que agora a paz já foi selada. PAZ! Incrível como uma palavra tão forte pode ser usada assim.
OS INTERESSES circulam pela forma como o acordo foi selado. Assim que a guerra acabasse, e a ''paz'' fosse instalada entre os dois lados, as Farc poderiam criar um partido político para concorrer a qualquer cargo na Colômbia. Abaixo os pontos acordados em Havana:

Pontos acordados em Havana
O pacto da Havana prevê acordos e compromissos em seis pontos:
_ Reforma rural.
_ Participação política dos ex-combatentes da guerrilha.
_ Cessar-fogo bilateral e definitivo.
_ Solução ao problema das drogas ilícitas.
_ Ressarcimento das vítimas.
_ Mecanismos de implementação e verificação.
O compromisso alcançado em Cuba estabelece que quem confessar seus crimes diante de um tribunal especial poderá evitar a prisão e receber penas alternativas. Se não for feito dessa forma e forem declarados culpados, serão condenados a penas de 8 a 20 anos de prisão.
Opa, como assim? ''Participação política dos ex-combatentes da guerrilha''. E mais abaixo ainda temos o maior de todos os absurdos, como: ''Quem confessar seus crimes diante de um tribunal especial poderá evitar a prisão e receber penas alternativas''. Opa, opa, opa, como assim? Matou um monte de gente, confessou e está tudo certo, vai com Deus parceiro. Se pretendem montar um partido político e participar ativamente da política, peraí, o que vai virar esse país? Na visão do povo, eles vão sair de uma guerra e colocar os guerrilheiros no poder, é isso que eu estou entendendo? Sim, tanto é que eles não reconhecem a vontade do povo, de não deixar eles fazerem isso. Por isso anunciaram que vão continuar com a ''paz'' alcançada.
POR FIM, o mundo se move pelos interesses, não pelas perguntas.
Para saber mais sobre essa notícia, clique nos links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.