''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 21 de maio de 2011

USANDO A LEI A SEU FAVOR

Muito se fala de motoristas infratores, que não respeitam a faixa de pedestres, que não estão nem aí para as demais pessoas que também fazem uso do trânsito, que freiam, buzinam e atropelam os inocentes pedestres que nada tem a ver com o ódio alheio; mas, alguém lembra de falar daqueles que procuram o acidente? Falarei sobre isso, devido ao ocorrido que testemunhei enquanto andava pela cidade.

Eu e minha mulher seguíamos de carro por uma rua movimentada da cidade. Tudo estava dentro dos conformes, quando vimos um rapaz empinando uma bicicleta, na contramão, seguindo de frente para o veículo que estávamos. Freamos o carro e esperamos o imbecil passar gritando ao lado do automóvel, como se nós estivéssemos errados por não deixar a rua inteira só pra ele. Nós freamos, mas quantos não freiam nesta situação? O idiota não morreu porque nós freamos, mas quantos passam por cima, e naquela situação estariam perfeitamente certos ao atropelarem o infrator, afinal, há uma ciclovia própria pra ele fazer o que estava fazendo no meio da rua. Existem parques e mais parques para isso nesta cidade, mas não, ele preferia estar ali. Talvez seja pelo conhecimento que possui ao saber que se alguém encostar um pedaço da lataria do carro no seu corpinho ileso, quem está ferrado é o motorista do automóvel, e não o pobre rapaz, trabalhador, que andava tranquilamente pela rua quando foi atingido. Isso é o que eu chamo de usar a lei a seu favor.

Dois senhores caminham pela calçada, lugar este feito para os pedestres caminharem. Tudo está correto até aí, mas então, dois idiotas andam de moto pela mesma calçada onde estão os senhores. Se o motoqueiro encosta em um deles, ele cai e bate a cabeça no chão, pouco acontecerá com o motoqueiro, ou nada, mas ele terá problemas para o resto de sua vida, tanto físico como financeiro. Posso dizer isso com conhecimento de causa, pois tenho um caso na minha família, onde um parente meu foi atropelado por um motoqueiro na mesma circunstância, e nada aconteceu com o cara que conduzia a moto; pelo contrário, a ''justiça'' ainda culpou o meu parente por não ter desviado do cretino que corria em alta velocidade, ao fazer uma curva sobre a calçada de pedestres. Neste caso, se um dos senhores empurra o motoqueiro e derruba os dois idiotas no chão, pronto, o velhinho está ferrado na vida. Terá problemas por muito tempo, pois os dois rapazes trabalhadores, jovens e inocentes, foram agredidos por um velho louco, quando se deslocavam para o trabalho. Este é outro caso que vejo muito bem o uso da lei dentro de um possível conhecimento de caso, ou ignorância total.

Neste terceiro caso uma senhora atravessa a rua, sabendo e visualizando uma faixa de pedestres a menos de cinquenta metros daquele local que ela resolveu passar. O carro pára na intenção de não arremessar a mulher a uma distância considerável. Se a lei diz que o pedestre sempre tem a preferência, então por qual motivo existe faixa de pedestre? Na faixa ele sempre tem a preferência, o problema é fazer alguns motoristas entenderem isso; mas fora da faixa, ele está errado em entrar na frente de um carro que se desloca em alta velocidade, o difícil neste caso é fazer ele crer que os carros sempre irão parar ou diminuir a velocidade quando ele ou ela entrar na frente. Como sempre, este é mais um caso de uso da lei a seu favor. Se o motorista não consegue frear e atropela esta mulher que entrou na frente do carro, Deus livre a alma deste coitado que conduzia o veículo de um linchamento provocado pela população, de um problema eterno com a justiça dos homens, e de um verdadeiro espetáculo na mídia onde o motorista covarde, irresponsável e bêbado, ceifou a vida de uma senhora trabalhadora, honesta, mãe de família, que voltava das compras que fizera na feira.