''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tempos DIFÍCEIS para aquilo que chamávamos de HUMOR

Primeiro foi à piada com Wanessa Camargo, agora querem pegar no rim do Rafinha Bastos por que ele fez uma piada com Fábio Assunção. Além de Rafinha outras personalidades já enfrentaram problemas por terem feito uma piada com qualquer elemento vivo da natureza. Na maioria dos casos um pedido de desculpas bastou. Em outras situações a justiça entrou no meio para verificar o que estava acontecendo ali, e, junto com a justiça, o pedido de desculpas e a ‘’perseguição’’ pública; a audiência da televisão pulula nesse contexto. Alcançamos um período de nossa existência onde contar uma piada tornou-se um ato perigoso. Citar alguma falha de alguém, mesmo que esse alguém tenha assumido e conviva com tal erro publicamente, pode gerar danos ao patrimônio que você construiu trabalhando por anos a fio. Pois, sobrevivemos em tempos de indenizações em dinheiro. Contou uma piada, a piada me ofendeu, pague uma indenização. Falou alguma coisa de mim, essa coisa me ofendeu, pague uma indenização. Apontou uma falha na minha vida, essa falha me ofendeu, pague uma indenização. Quando eu era pequeno agredir alguém fisicamente, e falar de alguém sem se aproximar da sua estrutura corporal, eram coisas diferentes. Uma era briga e a outra era fofoca. Toda a minha geração, assim como a geração de meus pais, foram humilhadas na escola e em qualquer lugar que passaram durante a sua fase de crescimento. Isso era considerado normal, e a gente simplesmente se afastava do babaca que agia de tal forma. Hoje em dia isso é bullying, e dá mais indenização ainda pra quem pratica. Vivemos num país onde as raças se misturam, mas dependendo da forma como você se refere a um afrodescendente, você pode ter problemas sérios aí também, e isso gera mais indenização. Há um mês um elemento branco foi ofendido por outro, ele procurou a justiça e perdeu, pois o ato não se caracterizou como racismo. Na cidade onde nasci e cresci sempre existiu diversidade sexual, hoje em dia, dependendo do jeito que você olha para um homossexual, você pode ter vários problemas, ainda mais se ele se sentir ofendido com isso. Novamente isso gera mais indenização. Compreendo inúmeros casos de agressão, ataques covardes, mutilação, morte, roubo das contas públicas, enfim, atos graves devem ser punidos com medidas graves, isso é óbvio, em qualquer momento, em qualquer situação. Um ato grave cometido contra um afrodescendente, um branco, um pardo, um índio, um heterossexual, um homossexual, um bissexual; não importa a quem seja destinado, um ato grave cometido contra qualquer um que seja, deve ser tratado com medidas graves. O que não consigo entender é a gravidade de uma piada. E por mais que eu tente entender, ainda não consegui assimilar onde está o ponto que determinada qual é a gravidade de contar uma piada, seja ela de mau gosto ou não. Pelo amor de Deus, imaginem se a moda pega, os brasileiros não terão mais dinheiro para pagar indenização aos portugueses, devido às piadas que atribuímos a eles. Digo isso porque há muito, mas muito tempo atrás, muito tempo mesmo; digo aos moralistas que eu ainda era um bebê, e não falava, quando isso aconteceu, eu balbuciei uma piada de português. Ai meu Deus! Pronto falei, agora é esperar o problema chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.