''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 21 de abril de 2013

21 de ABRIL - TIRADENTES, o Joaquim

O alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Quem foi esse tal de Tiradentes? Um feriado, para muitos... e só, acabou; simples assim. Tiradentes, que tinha a nome de Joaquim José da Silva Xavier foi o cara que não ''entregou'' ninguém. Bode expiatório de um grupo de homens endinheirados de Minas Gerais que pretendiam separar o Brasil de Portugal, Tiradentes morreu sozinho justamente por que não goelou ninguém. Ou seja, não delatou nenhum daqueles que planejaram e replanejaram como seria a briga no dia da derrama; dia escolhido por Portugal para a cobrança de impostos atrasados no Brasil. Ao contrário do que muitos dizem, ele não tinha discurso político algum, muito menos poderia ser visto como um grande heroi, mas não abriu o bico, e isso lhe rendeu a morte por sufocamente, enquanto era enforcado na Praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, em 1792.
Esse grupo de endinheirados estava descontente com os impostos que Portugal cobrava do Brasil, e isso não agradava muita gente, basta lembrar que a cobrança de impostos naquele tempo era uma míngua perto daquilo que o governo nos arranca nos dias de hoje. Por fim, a galera foi presa, na véspera daquilo que seria uma grande revolução, e somente Tiradentes pagou o pato. Enforcado, teve seu corpo esquartejado e pendurado em postes e árvores que ficavam no caminho de Vila Rica.
Muitos anos depois, seu rosto foi transformado naquilo que podemos chamar de semblante ''mais simpático'', pois lembra muito o mestre Jesus Cristo. Roupa branca, barba e cabelos compridos. Após oficializarem que o dia 21 de abril ficaria dedicado a ele, passamos a contemplar um ''heroi brasileiro''. E viva a república.

Rosto transformado de Tiradentes

Fonte: google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.