''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O APAGÃO


As luzes do Hospital Municipal, assim como toda a aparelhagem médica, desligaram repentinamente. Sem entender nada do que acontecia, Afonso abriu os olhos lentamente, acordado pelos gritos que corriam em alta velocidade pelos corredores do lugar. Não conseguindo ver nada diante dos seus olhos, o homem esticou o braço na intenção de apalpar a parede, que em sua memória deixava claro sua proximidade com a estrutura de tijolos. Ao encontrar o que procurava, andou vagarosamente pelo corredor, a procura da porta do quarto onde seu pai estava internado. Logo que girou a maçaneta e entrou, não teve certeza se estava no lugar certo, então caminhou até a cama do doente e perguntou-lhe ao pé do ouvido:

_ És Aloísio, filho de Marli, cunhado de Pedro, irmão de Lurdes e pai de três gordos filhos?

Nenhuma resposta foi ouvida. O homem entrou em desepero, pois o silêncio agora o atordoava como nunca, devido a lembrança de que estava numa sala de UTI. Por mais que gritasse, xingasse, falasse algo, não haveria jeito algum, não havia energia elétrica no lugar. Quando os aparelhos voltaram a funcionar já era tarde demais. O pai de Afonso havia falecido, pois ficara mais de 15 minutos sem assistência respiratória.

O dia seguinte foi o pior de todos. Velório, caixão, enterro. Livre das preocupações momentâneas e pronto para chorar tudo que desejava, Afonso voltou pra casa andando devagar. Quando se aproximava da esquina menos movimentada da cidade, local que comporta uma banca de revistas montada, o homem parou para ler as notícias do dia. Em pé diante do jornal exposto na porta do estabelecimento, Afonso leu a manchete principal da publicação:

''Apagão deixou 18 Estados brasileiros sem energia elétrica ontem à Noite, na maioria das cidades o tempo sem luz não passou de 15 minutos''

_ Quinze minutos._ resmungou o rapaz antes de retomar sua caminhada de volta pra casa.

{assim escrevi no dia seguinte ao apagão que chamou a atenção do país. 10/11/2009}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.