''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

o MUNDO fora da Vila

Fonte da Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonito_(Mato_Grosso_do_Sul)

MUITO BEM! Olimpíadas rolando no Rio de Janeiro, a imprensa preocupada com a Seleção Masculina de Futebol, que não está jogando nem um terço daquilo que valem as pulseiras do equilíbrio do jogador mais caro. A piscina anoitece azul e amanhece verde. Voluntários que não estão recebendo vale alimentação e não tem apoio algum pra continuar trabalhando, e começam a ir embora. É locutor da televisão brasileira que veste a camisa e começa a torcer euforicamente para os melhores atletas estado-unidenses, e por aí vai. Já temos duas medalhas, uma prata e um ouro. Jogos cada vez mais emocionantes, e o País só fala nisso. Interessante que quando acabam os jogos, a população não está nem aí para os atletas brasileiros, com exceção do futebol.
Isso mostra claramente que há escolhas no que pretendem mostrar. Óbvio. Não é novidade pra ninguém que a imprensa é chamada de ''quarto poder'', existe livro, filmes e incontáveis trabalhos falando sobre esse assunto. POIS ENTÃO, O que quero dizer com isso? Enquanto a TV só mostra os jogos, a vida continua lá fora. Por sua vez, muita coisa ruim ocorre o tempo todo, ligada a violência do mundo fora da Vila Olímpica. Ou seja, o que os canais de televisão amam transmitir, de preferência na hora do almoço, que é pra estragar a digestão de muita gente, não parou, toda hora está escorrendo sangue na calçada. A diferença é que agora não precisam mostrar isso, porque escolheram mostrar outra coisa. Interessante é que a audiência aumentou. Claro, é Olimpíada! Dirão meus dois leitores, e a próxima é só daqui quatro anos. Então digo-lhes, meus queridos dois leitores, se há alternativa para subir a audiência sem plantar o medo no telespectador, ou mostrar como vivemos num mundo selvagem, faça-o. E por qual motivo não o fazem? Sinceramente não sei.
SÓ ontem apedrejaram um ônibus com jornalistas que iam cobrir os jogos. Sem contar nas notícias que pipocam aos poucos, de atletas sendo roubados, fotógrafos que perdem equipamentos, segurança que estupra e por aí vai. Não vou colocar nenhum link que leve até o mundo lá fora, continuando.
ONDE QUERO chegar com isso? ESTOU torcendo para que as desgraças voltem ao noticiário? Não! Jamais! De maneira alguma. Está muito bom só mostrando esporte, reportagens bonitas, e de vez em quando um deslize que gera uma ponta de orgulho em quem está assistindo, e nos faça caminhar pela passarela novamente lembrando que de vez em quando erramos. O que quero dizer é: se está dando audiência do jeito que está, por que voltar com as desgraças depois do fim da festa? Por que voltar a esparramar sangue na mesa de todas as casas após setembro? Pela audiência? Lamento dizer, mas, não me convence mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.