''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FESTA DA BANANA


A localidade de Massarandubinha, e é assim mesmo que se escreve, é um recanto rural do Estado de Santa Catarina. Os jardins e as casas são bem cuidadas. Plantas e flores embelezam as entradas das propriedades e dão um ar mais agradável para quem transita pela rodovia SC-416, que leva a essa comunidade a cerca de dez quilômetros do centro de Massaranduba, e é assim mesmo que se escreve. Nessa região a economia é bem diversificada. Em muitas famílias, a base do sustento familiar é o plantio do arroz, palmeiras, legumes e a banana. E é com a banana, que Massarandubinha ganha destaque anualmente com a realização da Festa da Banana.
O evento, que está na quarta edição, sempre é aberto com um desfile de tratores e máquinas agrícolas, que acontece na estrada, e segue até o salão da Comunidade Glória. Participam dessa demonstração das riquezas locais os produtores de todos os cantos da área rural.
A banana é o destaque do evento, por isso, serve de ingrediente para os pratos que serão servidos na festa. São usados quase 600 quilos nas receitas que são devoradas pelos visitantes. Entre as comidas a base de banana destaca-se o nhoque feito com biomassa de banana verde.
Nos pratos doces, as opções também são variadas, com banana passa, cuca e geleias. Durante o evento, as mulheres dos agricultores costumam participar de um concurso culinário com receitas à base de banana. Os segredos ficam escondidos até o domingo, dia final do evento, quando é feita a avaliação e também a premiação das guloseimas mais saborosas e criativas. 
Além das comidas típicas acontece também o concurso dos melhores expositores de banana. Uma comissão avalia o tamanho dos cachos e a beleza das frutas, para escolherem quem será o vencedor. A rainha da festa da banana é quem recebe os convidados e os bananicultores, é assim mesmo que se escreve. 
A entrada para o evento é franca, mas para entrar no baile tem um ingresso a ser comprado no local. Shows de acrobacia são realizados em horários expecificos dentro do evento.
Massaranduba, em Santa Catarina, tem hoje 138 produtores de banana, dentro de 1,7 mil hectares. Ano passado foram produzidas 50 mil toneladas da fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.