''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 18 de outubro de 2009

PRIMEIRA FESTA DO UMBU


Árvore sagrada do sertão

Depois que o grande Euclides da Cunha fez referência ao Umbu, no livro OS SERTÕES, o umbuzeiro, planta sagrada do sertão baiano, espalhou-se pelo mundo dentro da literatura euclidiana. Mas o Umbu sempre esteve lá, antes de Euclides e depois de Euclides. Continuando a série que inaugurei sem querer neste blog há alguns dias, cito mais uma festa regional do Brasil, a festa do UMBU. Neste caso a primeira que foi realizada neste mesmo ano de 2009, mais precisamente em janeiro, na Bahia. 
O umbu é uma fruta nativa da caatinga. Na região semi-árida do Brasil o umbu é produzido em grande escala no período de um ano, isso faz da fruta um dos mais importantes produtos do lugar. O umbu é o símbolo da convivência e da abundância, pois independente das condições do tempo, o umbuzeiro produz. Por se tratar de um produto alimentício da biodiversidade brasileira, atrativo e de alto valor nutritivo, os produtos do umbu têm um público alvo bastante diversificado. Atualmente, em várias regiões do Semi-árido, agricultores e agricultoras estão beneficiando e comercializando o umbu, cujos produtos já se encontram em vários estabelecimentos comerciais (supermercados, lanchonetes, hotéis e lojas de conveniência), e sendo utilizado na merenda escolar de vários municípios. Os produtos comercializados são suco, geléia, doces em calda, de corte, cremoso, polpa congelada e pré-cozida. Esses produtos trazem consigo ainda a vantagem de ter validade mínima de um ano, sem a necessidade de refrigeração.
O valor nutritivo do umbu é de fato um dos principais fatores que levam as pessoas e os próprios produtores a consumirem os produtos derivados. O umbu é uma das principais fontes de vitamina C que existe no Semi-Árido e ainda possui uma grande composição de outros elementos essenciais na alimentação como cálcio, fósforo, ferro e vitamina A. É por essa e outras razões, que a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, decidiu realizar este evento denominado como Iª Festa do Umbu: Árvore Sagrada do Sertão, uma festividade de confraternização e de estímulo à conscientização educativa dos produtores, familiares, habitantes das comunidades e entidades que ao longo de 20 anos desenvolvem um trabalho de organização civil-comunitária e de convivência com o semi–árido.
A festa tem como objetivo reunir os cooperados, os grupos de produção e a comunidade local para divulgar a importância de práticas sociais, ambientais e culturais e celebrar os resultados do beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos das frutas nativas da caatinga, especialmente o umbu, símbolo cultural e ambiental da região.
O evento proporcionou ainda a reunião de todos os envolvidos, atores e atrizes, de um filme que começou a ser produzido há 20 anos, relembrando os passos iniciais do caminho trilhado, através de fotografias, vídeos, DVD, e também de depoimentos dos produtores e parceiros do umbu.

I Festa do Umbu - 24 de janeiro de 2009 - Praça São João Batista; Uauá (Bahia).

A programação da primeira festa do Umbu foi voltada para oficinas, ensinando a populares a gastronomia baseada no umbu; oficinas voltadas para a economia local e o meio ambiente, sempre enfocando o umbu; concurso de músicas, poesias e cordeis, voltados para o umbuzeiro; concurso de culinária a base de umbu, e por fim, apresentações musicais com artistas locais.


“… os umbuzeiros… árvores sagradas do sertão…semelham grandes calotas esféricas. Suas flores alvíssimas são a nota mais feliz do cenário deslumbrante. Desafiando as secas mais duradouras, amparam, alimentam, mitigam a sede do homem do sertão”.

Os Sertões – Euclides da Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.