''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 21 de abril de 2012

21 de ABRIL - DIA de TIRADENTES



O primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa é lembrado no dia 21 de abril, dia em que foi enforcado Tiradentes, em 1792. Tiradentes morreu querendo um Brasil livre de Portugal. Livre para pensar, livre para agir e livre para viver. Depois da morte seu corpo foi esquartejado.



Ao contrário do que muitos pensam, o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) não era pobre. Agiu junto com a elite mineira na ideia de provocar a primeira revolução no Brasil. Em todas as pautas discutidas por eles não se encontrava referência à libertação dos escravos. Óbvio. Alguns deles tinham escravos. O próprio Tiradentes tinha escravos. Como acabar com seu próprio patrimônio? Complicado isso. Durante muito tempo Tiradentes foi colocado pela história como um tonto que facilmente era manipulado; no final somente ele morreu para nos salvar, com uma imagem de Jesus Cristo em pleno Brasil do século XVIII. Atualmente com a nova historiografia, sabemos que não foi bem assim.



Foi nas cidades históricas mineiras, especialmente em Ouro Preto, que as ideias libertárias ganharam força, até serem reprimidas pelo governo.




Fonte: quediaehoje.net / nova historia do Brasil / guia politicamente incorreto da historia do Brasil / é muita historia / o processo de Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.