''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 22 de abril de 2012

22 de ABRIL – O DIA que PEDRO ÁLVARES CABRAL aqui APORTOU para TOMAR POSSE



O português Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 com 13 caravelas portuguesas. Chegaram, aportaram, mas não desceram, queriam ver se o ''porto era seguro''. A primeira coisa que viram foi um grande monte, onde deram o nome de Monte Pascoal, porque estava na semana da Páscoa. Depois de um contato com os moradores do lugar, desceram. A primeira missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500. Quando Pedro Álvares Cabral deixou a terra que ele havia tomado posse em nome da coroa portuguesa, nomeou esse lugar como Ilha de Vera Cruz. Algum tempo depois viram que isso aqui era bem maior que uma simples ilha, devido a isso, nomearam o lugar com o nome de Terra de Santa Cruz. Três anos mais tarde, Américo Vespúcio considerou esse lugar um continente, e os comerciantes portugueses que por aqui transitavam, colocaram o nome de Brasil, devido à madeira pau-brasil encontrada em abundância na costa. Para Américo Vespúcio ficou a homenagem ao nome do continente, América.


Apenas no ano de 1530 os portugueses passaram a ter interesse na terra que agora lhes pertencia. Como o comércio com as Índias não dava mais tanto lucro o objetivo foi investir por aqui. Além do lucro buscado pelos portugueses, havia certo receio de perder esse lugar para os ingleses, os franceses e os holandeses, que por aqui sempre passavam.


A expressão ‘’descobrimento’’, atualmente, não cabe de forma literal na historiografia da História do Brasil. Durante muito tempo ensinou-se nas escolas brasileiras que o Tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494, e Cabral ‘’descobriu’’ o Brasil em 1500. Quem estudou um pouco mais além e encontrou o significado do chamado Tratado de Tordesilhas, viu que as terras a leste ficaram para os portugueses, e as terras a oeste ficaram com os espanhóis. Sendo dessa forma, como alguém poderia ‘’descobrir’’ uma terra que já tinha sido dividida 6 anos antes? Lendo assim parece muito óbvio, mas, por quase 200 anos ninguém questionou tal informação, considerando como uma verdade absoluta ‘’Cabral descobriu o Brasil em 1500’’.

Fonte: quediaehoje.net / intrometendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.