''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 14 de julho de 2012

14 de JULHO - DIA da LIBERDADE de EXPRESSÃO



A liberdade de expressão, em todas as suas formas e manifestações, é um direito fundamental e intransferível, inerente e todas as pessoas. É um requisito para a existência de uma sociedade democrática. Toda pessoa tem direito de buscar, receber e difundir informações e opiniões livremente, de acordo com o Artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos.


Atualmente isso não existe no nosso país, digo isso por três motivos. Primeiro, experiência própria. Segundo, o que eu vejo todos os dias quando saio de casa. Terceiro, o que a mídia me traz de informação sobre o restante do Brasil. Eu não posso dizer o que eu penso no rádio, na televisão, ou até mesmo na internet sem receber um processo depois. E isso vai além, por exemplo, no trabalho que faço diariamente. Na escola. Eu não tenho liberdade para dizer o que eu penso, ou seja, qual é a minha opinião sobre determinados assuntos, sem ser punido, perseguido, ou ainda processado por isso. Não posso dizer qual é minha opinião sobre esse ou aquele assunto sem que alguém se ofenda e parta para a agressão. Seja ela verbal, ou física, como já aconteceu. Estamos no período eleitoral, eu não posso fazer uma piada com um político nesse período, pois existe uma legislação que me pune se eu fizer. Eu não posso brincar com a sexualidade, a cor da pele, ou a nacionalidade de uma pessoa sem ser punido por isso depois, mesmo que seja somente uma brincadeira. Eu posso levar na brincadeira, mas o outro não pode. É um direito de todos brincar, mas poucos entendem isso. Eu não posso chamar um amigo de infância pelo apelido que ele carrega há mais de 40 anos, porque dependendo do estado de espírito dele quando eu o fizer, ele pode se ofender e me processar. Hoje existe uma legislação que o defende disso também. Eu não posso contar qualquer piada que eu acredito ser engraçada, porque isso também irá me trazer dores de cabeça depois. Eu não posso escrever o que eu quiser na internet, num jornal ou em qualquer lugar que seja, porque isso pode ser usado contra mim posteriormente. Sendo assim, que país é esse que prega a liberdade de expressão e essa tal de democracia?


 Democracia é aumentar seus próprios salários enquanto o povo rala para viver com 600 reais por mês? Democracia é ter medo de sair na rua porque não existe segurança nenhuma no bairro onde eu moro? Democracia é ver o governo gastar R$ 97,1 milhões de reais para promover um encontro chamado Rio + 20, enquanto nas cidades menores localizadas no interior do Estado não tem sequer um médico para atender uma emergência? Democracia é ouvir o povo gritar que não precisa de Copa do Mundo, não precisa de estádios milionários, não precisa de Olimpíada; mas sim, saúde, segurança e educação de qualidade, e mesmo assim o governo prossegue no plano de produção dos Mega Eventos? Democracia é ver um motorista alcoolizado atropelar e matar uma família inteira, e o pai desse assassino, que é advogado, pagar uma fiança de 50 mil reais para depois acompanharmos ele sair dirigindo na frente das câmeras e rindo na cara de todo mundo enquanto volta pra casa? Democracia é o fato de uma pessoa querer exercer o seu direito de NÃO votar, e ser punida por isso depois? Democracia é o quê? O governo do povo? O povo que assiste tudo e não pode falar nada, porque não existe liberdade de expressão nesse país. Talvez seja isso, ou talvez não, confesso que não sei qual é o critério de ''liberdade de expressão'' e de ''democracia'' adotado no Brasil.
Fonte: quediaehoje.net / www.icfj.org/libertad-prensa/cidhdeclaration-port.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.