''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ENCONTRO com as EXPLOSÕES


Desde o problema ocorrido com minha pessoa durante a exibição de Toy Story 3, eu não ia mais ao cinema, pois então, recebi o convite para assistir ao filme ENCONTRO EXPLOSIVO, com Tom Cruise e Cameron Diaz. Aceitei com uma condição, que eu pudesse me acomodar na última poltrona do último lado, da última sala de cinema, durante o último horário da noite, para evitar ao máximo este contato com os chamados ''seres estragadores de filmes dos outros''.
Proposta aceita, lá fui eu. Como é de costume, quem se acomodou nas poltronas do meio do cinema não conseguiu assistir nada de interessante, por outro lado eu consegui ver algumas cenas de ação, graças ao Deus da sétima arte.
Antes de me deslocar de casa até a sala de cinema, eu li algumas críticas a respeito do filme. Confesso que fiquei decepcionado com os críticos de um modo geral. Meu Deus, o filme não é tão ruim quanto estão dizendo que é. As cenas de ação são até bem feitas, pelo menos na minha concepção, agora, destruir o filme, falando mal do roteiro, da direção, dos atores, das cenas de ação e de tudo que se passa na tela, como estão fazendo, tenha paciência. Este tipo de gente deve ter algum problema com o cinema de ação como entretenimento neste país.
Talvez os críticos de hoje em dia querem que os filmes lhes apresentem momentos de inteligência múltipla, descontração na medida exata que eles profetizam antes do filme, e atores semi deuses atuando na película. Quando este tipo de filme é feito, ele não vende. E cinema hoje é comércio, é indústria, é venda. Enfim. Este filme em particular não é um filme que vai mudar sua vida. Não vai mudar a sua forma de ver as coisas de um segundo para o outro, mas na minha concepção não é um filme ruim.
Sei que minha opinião não vale muito no meio dos chamados ''cinéfilos profissionais'' se é que estes humanos que apenas assistem filmes, como eu assisto, podem ser profissionais por falarem mal de alguma coisa. Acredito cada vez na ideia da inversão de opiniões, a maioria dos críticos são assim, não todos, mas a maioria deles sentem o momento do público antes de escreverem suas resenhas e textos cheios de parâmetros e análises técnicas do filme. Tem crítico que sabe até a idade do segundo câmera da produção tal, só pra falar que a câmera tremeu por que o cara tem algum problema ligado a tremedeira da mão. Nunca pode ter sido uma intenção direta do diretor. Enfim, como eu dizia, a maioria dos críticos mostra de forma perceptível como trabalham seus textos, por exemplo, se o filme é sucesso de público, para eles não vale nada. O filme é fraco, não tem elenco, não tem uma boa história, enfim, o filme é uma porcaria, remetendo mais do que nunca a este público que também se torna uma porcaria por assumir que gosta de tal produção. Agora, se o público odeia e rejeita o filme, nossa, o filme é maravilhoso, dizem os críticos, tem um bom elenco, tem uma boa direção, tem tudo de bom, mas o público não entendo isso, por que a mentalidade do público ainda não consegue alcançar tais ideias.
É estranha esta forma de pensar, pois coloca-os num patamar superior à grande massa de apaixonados por cinema, a todos os cinéfilos de plantão, e o povão consumidor de cinema em geral.
Como dizia um cara que conheci fazendo produções amadoras em vídeo, ''odeio críticos, por que eles criticam tudo''. Por fim, lembro-me das palavras de um amigo cineasta, pronunciadas logo que ele terminou sua quinta produção, cuja crítica arrebentou com ele, mesmo o público gostando da história que ele estava contando na tela:
''Podem falar o que quiser, que eu sou comercial e faço isso para ganhar dinheiro, faço mesmo, eu preciso pagar minhas contas, eles não vem aqui pagar pra mim. Críticos pra mim são a dona de casa, a lavadeira, o pedreiro, o cara que gosta de um bom filme, se eles assistirem e gostarem, é isso que tá valendo, só aí, já ganhei o meu dia''.
Se um dos meus dois leitores procuram um filme para passar o tempo, assistir uma boa trama de ação, com explosões, comédia, correria e momentos de adrenalina, ENCONTRO EXPLOSIVO é um bom filme pra ver... Boa diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.