''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 4 de julho de 2010

PATRIOTISMO de meia Tigela

Todos os anos quando o mês de dezembro se aproxima, inúmeras famílias procuram pela árvore de natal, guardada em algum lugar no fundo do guarda roupa, num baú velho, ou em algum canto da garagem, sotão, porão, enfim, qualquer local que não atrapalhasse os movimentos dos demais objetos durante os outros dias e meses do ano. Uma vez com a árvore na mão, é hora de montar o enfeite. As vezes as crianças ajudam, em outros lugares só os adultos montam, enfim, assim a tradição é mantida. O natal se aproxima, muitos não tem o que comer, outros tem o que comer na ceia, uma multidão não tem família pra abraçar, e uma galera fica com seus familiares, em muitos casos, brigando e discutindo, é claro, caso contrário, não seria família. Deve ser por isso que desejamos tanta paz no período do natal. Mas, enfim...
Assim como a árvore de natal é montada somente no natal, somente no período da copa do mundo, o povo brasileiro em geral lembra que este país tem uma bandeira, e ela é verde e amarela. Enquanto a seleção brasileira de futebol está jogando e fazendo gols, muitos expõe a bandeira do Brasil com todo orgulho do mundo em suas janelas, seus carros, suas roupas, como verdadeiros patriotas, mas, então vem a decepção para o mundo e a seleção perde o jogo. É eliminada da copa do mundo de futebol, oh meu Deus! E agora? O que será de nossas vidas? Estamos mortos? Não, é só um jogo de futebol. Mas, neste momento, muitos não se importam com isso, e então, este país não existe mais, muito menos sua bandeira. Em menos de 48 horas depois da derrota, 90% das casas e carros não tinham mais bandeiras do Brasil. As lixeiras dos prédios que cercam o casebre onde moro, estavam repletas de bandeiras que foram simplesmente destruídas, amassadas, rasgadas, queimadas e jogadas fora. Ou seja, devemos constatar numa simples observação que quase ninguém ama este país, o que amam é a seleção brasileira. Caso esta mesma seleção brasileira decepcione num jogo de futebol, a bandeira não presta mais. E, por incrível que pareça, não há mais razão para que eu segure esta bandeira na minha mão, ou seja, agora, eu sinto vergonha de ter uma bandeira do Brasil na minha janela, ou no carro, ou na minha roupa.
É estranho ver as coisas desta forma, mas é o que vi no bairro onde moro, e continuo vendo todos os dias. Não posso falar pelo resto do país, mas em volta de mim as coisas estão acontecendo desta forma. Se todos os brasileiros se importassem com a política deste país, da mesma forma que se importam com um campeonato de futebol mundial, com certeza teríamos um país mais justo para viver; com menos impostos, mais saúde e mais educação. Se todos os brasileiros se importassem com os problemas sociais que temos neste país, da mesma forma que se importam com um jogo de futebol, sem dúvida alguma, teríamos muitos motivos para nunca reclamar deste lugar.
É triste dizer, mas, neste país, para agradar o povo e fazê-lo esquecer de todos os seus problemas, realize um jogo de futebol... Para provocar uma guerra e fazê-lo ficar revoltado, corte e não realize mais os campeonatos de futebol. Salve os romanos que criaram a política do pão e circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.