''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

QUEM não tem ''Santinho'' caça com PLACA

Quando a corrida eleitoral começou anunciaram que estava proibido produzir os chamados santinhos de candidatos e entregar na boca do lobo. Por fim, placas e mais placas, e até santinhos, foram produzidos e entregues, sem qualquer tipo de proibição. Eu recebi vários em minhas idas e vindas ao trabalho. Adesivos colados no seu carro sem que você se manifestasse a favor daquilo, também foram colocados carinhosamente por algum eleitor oculto. Papel e mais papel jogado no quintal das casas. Colocados cuidadosamente no portão de entrada de qualquer residência, que no meio do caminho de qualquer panfletário estivesse. E placas!!! Nossa, quantas placas. Placas e mais placas que com o vento soprando de um lado para outro, insistiam em não ficar nas calçadas, onde foram colocadas pelos colocadores de placas. Voavam, caíam no meio do asfalto, na frente dos carros, atrás das bicicletas, enfim, placas, quantas placas. Fiquei feliz pelas pessoas que ganharam dinheiro mexendo uma bandeira de um lado para o outro no sinal de trânsito, pelo menos ganharam seu dinheiro honestamente. Sem muito esforço, por um período de horas não compatível com os chamados ''escravos braçais'', ou seja, um típico trabalho político.
Quanto a sujeira que se espalhou pela cidade, não há por que se preocupar, a maioria da esculhambação já fora limpa quase que totalmente, era só pra mostrar o rosto do candidato em questão. E como estamos há dois dias da eleição, este ''quase que totalmente'' pode durar por muito tempo ainda, vagando, voando e pulando sobre nossos pés e joelhos, até entupirem uma boca de lobo qualquer. E ontem, quando a televisão, após o último debate eleitoral anunciou no jornal da madrugada que estava proibido fazer propaganda a partir de hoje, uma menina me entregou dois santinhos logo que saí de casa para trabalhar, as sete horas da manhã, e outra senhora me entregou mais dois logo que cheguei no trabalho. Sem problema algum. Parece que tudo sempre estivera liberado mesmo, foi a televisão que errou.
Os mais importantes órgãos de imprensa estão dizendo que o debate de ontem a noite foi morno, e se eles estão dizendo, por que esquentar mais ainda o que já está quase frio? Por fim, e para encerrar este debate de um homem só, peço encarecidamente a todos aqueles que ainda tem algum tipo de poder neste país; pelo amor de Deus, nas próximas eleições não façam pesquisas eleitorais, isso acaba com a adrenalina da competição.
Sem mais a dizer, vou limpar o quintal, duas novas placas foram colocadas por lá... Envolta dos inúmeros ''santinhos'' que lá repousam.