''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 27 de novembro de 2011

AMANHECER - parte 1 - o filme

Esse filme faz parte da chamada ‘’conclusão’’ da saga Crepúsculo, que teve início com filme de mesmo nome. A direção ficou a cargo de Bill Condon e os atores são os mesmos dos longas anteriores. Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, esse último dividido em duas partes, sendo que a primeira parte é aqui comentada.

O filme começa com a cena do casamento, numa longa sequência, quase parando, mas ela vai a segunda marcha até engrenar. Primeiro Bella tem um pesadelo sobre o casório, e depois, tudo acontece de verdade, pelo menos no filme. Jacob, ao saber que ela se casa fica furioso e com muito ciúme. Sai pulando igual um gato do mato e vira um lobo. Corre pra caramba e pára. Parece não cansar, ele está em forma. Depois desse momento insano que ele vive, parece aceitar tudo de boa e resolve ficar amigo do casal, mas, tudo tem um preço. Ficando amigo do casal, ele cria algumas inimizades com seus colegas lobisomens, e isso não é bom para quem vive no meio dos lobisomens.

Logo que acaba o casamento, voam para a lua de mel. No Brasil. Confesso que senti orgulho quando o filme mostrou uma tomada do Cristo Redentor, mas, acaba aí. Incrível, minhas expectativas quanto às imagens do Brasil foram por água abaixo. Eu esperava muito mais. Depois da tradicional tomada aérea do Cristo, o carro pára, e o casal anda no meio de uma galera fazendo um samba na Lapa Carioca. Ali eles veem a mistura de raças do nosso país. Gente beijando gente. Depois disso, entram num barco e somem para uma ilha fictícia no meio do oceano. Tem uma praia deserta, e os dois acabam tomando banho pelados na água salgada. Não dá pra ver nada, mas as crianças que estavam no cinema devem ter imaginado muita coisa. Por fim a noite de núpcias. O marido quebra a cama e a noiva acorda toda machucada. Nervoso. E assim, ficam na cama, parecem transar de novo, voltam pra cama, Edward faz o café. Jogam xadrez. Ficam na cama. Bella usa roupas provocantes insinuando-se para o marido. Ficam na cama. Jogam xadrez. Ficam na cama. Bella provoca. Ficam na cama. Ela faz frango. Ele vai pescar no continente. Ela percebe que está enjoada, vomita. Ele chega.

Nessa casa onde estão Edward e Bella; os caseiros têm jeito e rosto de índio. A mulher do caseiro é uma espécie de feiticeira, e com um toque na barriga de Bella ela prevê a morte da garota. Bella fica grávida ainda no Brasil. Na hora de embarcar de volta para casa, o casal se encontra com um piloto de avião, a bandeira do Brasil tremula ao fundo da cena, e numa encenação de pagar uma grana por fora, tudo é acertado com o piloto da aeronave. Não demora duas semanas e Bella está vomitando muito. A barriga cresce numa velocidade incrível. Isso mostra que aquele bebê não é um bebê normal. Alguns chamam de coisa, outros chamam de monstro, outros chamam de demônio, mas uma guria com cabelo quase loiro chama de bebê. O drama começa então entorno do fato de uma humana não poder ficar grávida de um vampiro. Fica implícito a ideia de se fazer um aborto, mas Bella não permite, até chegarem à conclusão que o bebê é muito forte para nascer no corpinho de Bella. Ela não resistirá ao parto e isso poderá mata-la. O bebê começa a chutar de todos os lados e fica calmo quando ouve a voz dos seus pais, Edward e Bella. Por fim, Bella chupa no canudinho muitos litros de sangue O+, e isso acalma o bebê. A partir daí é chegada a hora de mostrar o final do filme. Não convém falar aqui como tudo termina, embora os fãs que leram o livro já devem saber do que se trata, mas, para quem não leu ainda, ou não assistiu ao filme, fica a curiosidade. Contudo, posso dizer que o final é muito bom, assim como todo o resto. Tirando é claro a cena do Brasil, onde eu realmente esperava mais do que aquilo que foi mostrado, enfim... Os efeitos especiais são voltados para os lobisomens que aparecem na tela, e de vez em quando um vampiro voa aqui ou ali, mas não passa disso. Uma dica para quem for assistir ao filme, quando os créditos finais surgirem na tela e parecer de fato que o filme acabou, não levante e vá embora, como 99% das pessoas do cinema fizeram, fique ali, sentado na sua poltrona, esperando mais um pouco. Após dois minutos de letras subindo na tela, surge mais uma cena da trama; cena essa que deixa uma ponta de curiosidade para o próximo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.