''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 18 de dezembro de 2011

LEGIÃO, o filme


O filme praticamente acontece num posto de gasolina, com uma lanchonete modesta, localizada no meio do deserto. Levando a rotina normal do lugar, o dono do estabelecimento vai recebendo os clientes que por ali param; geralmente pessoas perdidas, que não tem muita noção para onde estão indo. Logo no início fica claro que o rapaz do filme, aparentemente o mocinho, nutre uma paixão pela mulher grávida que por ali vagueia; mas os dois não possuem nada sério, e nem de longe ele é o pai da criança que ela traz no ventre.



 Conforme os clientes vão chegando, a televisão, o rádio e o telefone perde o sinal, tudo vai ficando mais sinistro. Um anjo cai na terra, e por incrível que possa parecer ele corta as próprias asas e depois costura o lugar onde elas estavam presas; muito sinistro isso. O filme é praticamente escuro, poucas cenas tem claridade ou são filmadas durante o dia, quase tudo se passa a noite. O que não fica claro é o tal acontecimento apocalíptico que está para acontecer. E quando ele acontece, o grupo de desconhecidos até então, fica preso na região sudoeste dos Estados Unidos. À medida que o filme se desenrola, sabemos que o filho da mulher é o escolhido, ou seja, o Messias que poderá salvar a humanidade após o ataque dos anjos nervosos enviados por Deus. Embora a palavra Messias não seja citada no filme, é assim que ele é visto. O tempo todo é falado em assegurar a sobrevivência da raça humana. Por incrível que pareça a situação é tão forçada, que não consegui plantar nem um grão de mostarda de medo em minha mente enquanto assistia a trama. Segundo diz o Arcanjo Miguel, pois é assim que se apresenta, Deus perdeu a fé na humanidade, olha o absurdo, e por isso enviou seu exército de anjos para iniciar o Apocalipse. Então ali, no meio do nada, enfiados dentro de um posto, que parece uma fortaleza imbatível em alguns momentos, eles precisam ajudar o bebê a nascer, pois ele é o Messias.



No filme esse Arcanjo Miguel é tão poderoso que ele desceu sozinho do céu e conseguiu salvar todo mundo por aqui. Caracas, bem que na Bíblia diz que ‘’ele é o cara’’. Segundo alguns teólogos esse Arcanjo Miguel vai descer a terra como um Messias. Vai se infiltrar em carne, terá cinco filhos, vai formar um império, será confundido com o anticristo em alguns momentos, mas isso não o vai abalar, pois no fim das contas, salvará a humanidade do chamado Armageddon. Dessa forma, todos que vivem na terra terão que obedecer a suas leis. Outros ainda dizem que ele veio de outro planeta, que ele é o filho de Deus dentro de toda a supremacia galáctica que possui. Tem ainda outra vertente que diz que ele encarnou em muitos seres mitológicos da história para aperfeiçoar sua capacidade de governar e viver entre semelhantes. Embora possa parecer absurdo para a grande maioria, tem uma pá de gente que acredita que o Arcanjo Miguel é sem dúvida alguma o Messias. E quando ele aqui estiver ‘’as coisas vão ficar mais difíceis, e quem não se sujeitar a ele terá que pagar com a vida’’. Bem, se for assim, basta assistir aos jornais cotidianos para vermos que ele já está por aqui há muito tempo então.




A história do filme se baseia no fato de que Deus perdeu a fé na humanidade e por isso ordenou aos anjos que exterminassem a raça de seres humanos. Miguel, porém desobedeceu a ordem e desceu a terra par tentar salvar a humanidade. Para sair da ideia de que ele deveria liderar os anjos na batalha contra os demônios no Armageddon, ele corta as asas e faz justamente o contrário. No final ainda o Arcanjo Gabriel aparece para matar a criança e coisa e tal. Em momento algum o filme faz qualquer tipo de referência dizendo que a criança que vai nascer é uma espécie de Cristo ou anticristo. Enfim. Resumo da ópera. Pelo amor de Deus! Perdi meu tempo assistindo a esse filme. A história não tem pé nem cabeça, parece querer provocar aquilo que está quieto, mas no fim das contas, não faz nem cócegas. Imagine se Deus; para quem acredita em Deus, realmente quisesse acabar com a humanidade ele iria precisar de uma leva de anjos que morrem com tiros de pistola, metralhadora e calibre doze. Bastava estalar um dedo e pronto, acabou. Me decepcionei com esse filme, eu esperava muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.