''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CUIDADO, troco errado sem testemunha não volta


ESTOU INDIGNADO

Enfim...

Pior do que ser um cara desonesto é você ser um cara honesto que é acusado de ser desonesto, mesmo agindo na honestidade, mas fica desacreditado por estar sendo acusado por um cara desonesto que grita mais do que você que sempre foi honesto.

Para entender melhor, explicarei a situação: hoje de manhã, como faço todos os dias úteis, acordei as cinco e meia, tomei o meu café e fui trabalhar. Passo pela mesma roleta todos os dias, e todos os dias cumprimento o mesmo cobrador que ali trabalha, embora alguns acham que isso é uma rotina suicida, eu andei me acostumando por uns tempos. Mas hoje, o destino quis me proporcionar coisas novas, então aceitei tranquilamente, como sempre aceito as coisas novas que a vida nos proporciona. Acordei no mesmo horário, tomei meu café ouvindo o rádio na mesma sintonia, e então saí de casa. Caminhei até o terminal de ônibus e me dirigi para a roleta. Logo que retirei minha nota de cinco reais do bolso, vi que não era o mesmo cobrador que estava lá, então o dia começava a mudar de rosto. Vi um cobrador novo, um rapaz um tanto quanto estranho, que me encarou quando parei na frente do guichê. Entreguei a ele uma nota de cinco reais, ele liberou a catraca, passei por ela, ele me entregou um monte de moedas na mão e então, ao longe, consegui ver que o ônibus que me leva todos os dias para o trabalho estava encostando na plataforma. Como todo mundo que está atrasado saí correndo. Segurei bem firma aquele monte de moedas na mão e corri até a escadaria que me levaria ao carro coletivo. Desci uma escada e subi a outra correndo, quando cheguei na frente da porta do ônibus, o motorista fechou a mesma e foi embora. Fiquei ali, parado, somente olhando o ônibus que ia embora e eu ficava. Ciente que dali dez minutos outro ônibus iria passar, não me preocupei em esperar, afinal, essa não é a primeira vez que isso acontece. Enquanto estava ali esperando, resolvi contar as moedas que estavam na minha mão. Contei três vezes pra ter certeza e tive, o cobrador me deu o troco errado, estavam faltando dois reais no montante que me pertencia.

Raciocinando com a matemática de troco, embora eu não seja muito bom de contas, irei tentar resolver esta conta. A passagem do ônibus custa 2,20, eu entreguei ao cobrador uma nota de 5 reais. Bem, cinco reais menos dois reais e vinte centavos são 2,80. Na minha mão eu tinha 0,80 centavos de real; logo, faltavam dois reais.

Não pensei duas vezes e voltei até o guichê onde eu havia atravessado a catraca. Parei na frente do cobrador e expliquei a situação:

_ Eu acabei de passar por aqui, e te entreguei cinco reais, e você esqueceu de me devolver os meus dois reais de troco. Você poderia olhar aí do lado, as vezes caiu no chão, nãa sei._ tentei explicar de uma forma didática e educada.

Ele me olhou com ar de superioridade e disse com descaso:

_ Não tem nada aqui não, eu nem conheço você.

_ Eu não to falando isso! To dizendo que você me deu o troco errado, eu te dei 5 reais, você só me deu oitenta centavos, estão faltando dois reais, você pode me entregar os meus dois reais?_ pedi mais uma vez com educação.

Ele então me olhou mais uma vez e disse:

_ Por que você não reclamou na hora? Eu não tenho nada a ver com o seu problema._ respondeu o estúpido.

Naquele momento eu me segurei para não elogiar a família dele. Eu estava atrasado e começava a me indignar com aquele pedaço de carne humana na minha frente. Então respirei fundo e falei pela última vez:

_ Você me deu o troco errado, estão faltando dois reais, você pode me dar os dois reais?

Ele me encarou e disse:

_ Você tem testemunha que você me deu cinco reais? Você tem como provar? Entâo eu não vou te dar nada.

Engolindo um monte de palavras que eu aprendi com uns amigos de trabalho, e percebendo que aquilo não iria chegar a lugar algum, saí dali. O primeiro funcionário da empresa de ônibus que encontrei, próximo à plataforma, expliquei-lhe a situação. Ele me olhou e disse:

_ Se você não tem prova, não podemos fazer nada, será a palavra dele contra a sua._ explicou-me o segurança.

Sentindo-me o mais gigante de todos os fracos, voltei para o guichê e olhei no crachá do cobrador qual era o nome dele. Marquei a hora que tudo aconteceu e fui embora. Trabalhei a manhã toda e fui embora. Quando cheguei em casa liguei para o disque informação e consegui o telefone da empresa de ônibus. Expliquei que queria reclamar a respeito de um troco errado, a empresa então gentilmente me alertou.

''reclamações somente serão aceitas por escrito com os devidos argumentos''

Então pensei, o que será isso? Será que são as tais provas que eu não tenho, só por que estávamos eu e o cobrador ali, sem mais ninguém por perto, na hora que eu passei naquele roleta suja entregando meu dinheiro honesto para um desonesto? E era isso mesmo, eu estava certo. Sem provar o que houve, não tenho direito nem de reclamar, pelo menos não segundo os argumentos dessa empresa de ônibus. Então decidi buscar os meus direitos e encontrei argumentos semelhantes ao que a empresa alega. Parece que a respeito desse assunto até o momento só o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul tem uma explicação. De acordo com texto de Giovanna Rodrigues, publicado em 22 de janeiro de 2007, no portal da administração, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, considera que o troco no valor menor que o devido não gera indenização por dano moral. Mesmo que você queira entrar na justiça e correr o risco de receber algo em troca alegando danos morais, não tem jeito; você não está amparado por este argumento. É a mesma coisa que dizer; perdido já está, agora preste atenção da próxima vez.

É, foi um dia estranho; perdi boa parte dele reclamando o meu dinheiro e por fim, não consegui provar nada. Foi a viagem mais cara que eu já fiz até meu trabalho em anos e anos andando na mesma linha de ônibus. Eu não sou rico, e você pode estar pensando: que ridículo, brigar por 2 reais, mas não é esse o caso. Eu tenho o dinheiro do ônibus separado para todos os dias de trabalho, se um dia ele some, terei que tirar de outro lado do orçamento doméstico para cobrir aquela falta. O que mais me indignou nessa situação toda foi a forma como o funcionário me tratou. Eu parecia o maior bandido da face da terra, e isso me deixou furioso. Mas, você também pode estar pensando: se ele tivesse te dado mais dinheiro você não voltaria. Ledo engano, já voltei várias vezes para devolver cinquenta centavos, dez centavos e até um real, pois todos trabalham, e mesmo que para alguns seja pouco, sempre acaba faltando em algum momento. Enfim... O dinheiro ficou com o cobrador, ou com a empresa, não sei, tudo que sei é que o serviço coletivo deve melhorar e muito para pagarmos quatro reais e vinte centavos por uma viagem até o trabalho, com ônibus abarrotados de gente pisando no seu pé, e o veículo se contorcendo na rua em alta velocidade numa espécie de competição DERRUBA PASSAGEIRO; este valor é um absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.