''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAÇA as BRUXAS

O filme se passa no século XIV, onde cavaleiros levam uma bruxa suspeita de ser a fonte da Peste Negra, doença que assola toda a Europa naquele momento, até um monastério comandado por monges detentores do livro de Salomão. As palavras poderosas do livro estão em latim, e quando pronunciadas, podem levar a crer que qualquer coisa ruim não fica perto para ouvir, assim o filme nos leva a crer. Embora esteja cheio de efeitos especiais e tudo parece cair numa velha historinha contada por aquele amigo malvado da nossa infância, o filme não cansa. Quem assiste é conduzido do começo ao fim a acreditar na inocência de uma alma, até então injustiçada, pela igreja que tanto matou naquele período. É um caso onde a realidade e a fantasia se encontram bem divididas na tela, a ponto de não fazer nenhum ser humano que no cinema está, chegar em casa e procurar para baixar na internet o livro de Salomão.

Nicolas Cage interpreta Behmen, melhor amigo de Felson, interpretado pelo ator Ron Perlman. Stephen Campbell Moore ficou com o papel do padre Debelzaq, que num determinado momento aparece como bonzinho, em outro momento cria uma certa repulsa em quem está assistindo ao filme, mas no fim, tudo se resolve. O papel da garota ficou com Claire Foy.
O orçamento de Produção ficou em US$ 40 milhões de dólares, o incrível é que diferentemente de algumas produções, nesta você vê os 40 milhões na tela. O filme Caça às Bruxas foi rodado em países como Áustria, Hungria e Croácia, em diversas locações. O detalhes impressionam, tanto no monastério como no vestuário e nas vilas medievais. Destaque para a maquiagem dos doentes de lepra; perfeito e nojento. Como curiosidade basta lembrar que este filme é o segundo trabalho do diretor Dominic Sena com o ator Nicolas Cage, a primeira vez que trabalharam juntos foi no filme 60 segundos (2000). O lançamento do filme estava previsto para o primeiro semestre de 2010, mas, teve seu lançamento adiado para 7 de janeiro de 2011, nos Estados Unidos.
A história acontece quando Behmen (Nicolas Cage), um cavaleiro que se sente mal ao matar uma mulher e ver crianças mortas pelo chão, resolve mudar seu destino. Depois de vários anos lutando nas Cruzadas, perdendo e ganhando algumas batalhas, muitos amigos e até mesmo a fé, decide que não irá mais seguir a igreja pela qual defendia. De volta à sua terra natal, ele encontra uma Europa devastada pela fome e pela peste negra. Neste cenário de destruição ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais, na verdade eles estão prestes a enfrentar um mal que vai além de qualquer raciocínio lógico. Vale a pena encontrar uma metáfora que ilustre tal película, como aquela do leão que se traveste de cordeirinho.