''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 16 de março de 2011

A pergunta

Perguntou-me o aluno durante a aula: ''Quem o senhor acha que vai ser reconstruído primeiro, o Japão ou as cidades do Paraná atingidas pela chuva?'' Tal questão me fez pensar por alguns minutos. Ao terminar a aula, fui embora pensando na pergunta. A resposta que lhe dei de imediato, ainda na aula, fora baseada na história de superação japonesa, como ocorrera após a segunda guerra mundial, e no marasmo do socorro a tragédias ocorridas no Brasil. Mas, embora a história tenha me ajudado de forma improvisada, a tentar sanar uma dúvida, talvez eu tenha deixado mais dúvidas no ar ao encerrar meu comentário. Desta forma fui embora pensando numa maneira mais adequada de encontrar fatos documentados que pudessem explicar os acontecimentos. Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, tem recebido os recursos do governo federal? Tudo já foi reconstruído naquele lugar? A imprensa mostra as belezas naturais, e principalmente, as pousadas destruídas, novamente funcionando, e bem? Eu não vi nada disso ainda. E Santa Catarina? Como vivem aqueles que perderam tudo no furacão e nas enchentes?
E as denúncias de vendas de doações? Queima de produtos, que supostamente já haviam estragado? Agora novamente, o povo brasileiro doa tudo que pode, e o governo federal? O que faz nesta situação? Hoje foram eles, amanhã pode ser qualquer um de nós. E o governo federal, onde está? O que diz? No Paraná, a imprensa fala em 80 milhões de reais, que viriam de algum lugar de Brasília, para recuperar tudo o que fora perdido. Talvez seja concreto desta vez, ou não. Só quem poderá dizer são as pessoas que sofrem neste momento. Quem de nós, que acompanhamos tudo pela televisão, rádio e jornais, pode saber? O incrível está por vir e a resposta não pode ser dada neste momento. Daqui um ano, ou dois, basta voltar aos lugares atingidos e comparar com imagens quem se levantou primeiro, as cidades litorâneas do Paraná, com os recursos do governo federal; ou o Japão, com recursos do governo japonês e de multinacionais.