''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

terça-feira, 10 de agosto de 2010

11 de agosto - DIA DO ESTUDANTE

Num certo dia, em um certo ano, há muito tempo, acompanhávamos as comemorações do dia das mães, então alguém, saindo do nada, gritou: ''hipócritas, todos os dias são dias das mães''. O que não deixa de estar errado. Então, passado algum tempo, outro alguém disse: ''todos os dias pertencem aos estudantes''. Naquele momento acreditei que esta era uma questão um tanto quanto precipitada, pois nas férias esta expressão não lhe deve caber, mas enfim. A impressão que a gente tem é que todo dia é Dia do Estudante. As férias sempre parecem curtas, e estudar é acordar cedo todos os dias, para alguns, para outros, dormir até as dez horas da manhã, para depois massacrar os professores na parte da tarde, para outros, estudar a noite, sair mais cedo para namorar, ou frequentar o tal barzinho que sempre está aberto num ponto estratégico, perto de um colégio, de uma faculdade, de uma instituição de ensino. Estudar é fazer as tarefas de casa, rever as lições, estudar para a prova... Não tem fim! Esta é a vida do estudante, que para alguns, é mais que um trabalho.
Mas ser estudante não é somente cumprir a tal rotina da escola, da faculdade, do curso técnico, enfim, não se deve parar por aí. Ser estudante é crescer para se tornar uma pessoa completa. É exercitar sua cidadania, aprender a conhecer o mundo e as pessoas, contribuir para se compreender e modificar a realidade.
Embora o estudante tenha vários dias para atribuir suas funções no tempo destinado a ele, existe um dia que o estudante recebe uma homenagem especial. O dia 11 de agosto.
No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro I assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros. A faculdade de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o palácio dos Governadores. A faculdade de direito de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17. As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres, e tiros de artilharia.
As comemorações tinham razão de ser. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado. Cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil, no dia 11 de agosto de 1927, a data passou a homenagear todos os estudantes.
Estudar é observar, é ensaiar, memorizar, usar a inteligência, exercitar-se, pensar, conhecer, analisar. Também é se conhecer melhor. Muitos estudantes hoje honram esta premissa, enquanto que alguns... Alguns... Alguns... Não sei por qual motivo alguns ainda são chamados de estudantes; isto pode manchar a honra daqueles que estudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.