''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O DIA HISTÓRICO DENTRO DA HISTÓRIA QUE VIVE HISTORICAMENTE

O que me incomoda não é o fato deste ou daquele candidato ganhar as eleições, o que realmente me incomoda é o fato de ver pessoas dizendo que o dia de ontem foi um dia histórico, é claro que foi! Isso é óbvio.

Foi o dia da eleição para presidente do Brasil e uma mulher foi eleita, tudo bem, é um dia histórico, como também no dia que os militares tomaram o poder em 1964, também o foi. Quando Getúlio Vargas declarou o Estado Novo no Brasil, também foi um dia histórico. Não há como deixar de citar o recente dia histórico que Fernando Collor entrou no poder, e tempos depois o Paulo César limpou a poupança de todo mundo, isso também foi histórico. Assim como o seu impeachement foi histórico. Quer mais um dia histórico? Entao lá vai, lembram-se quando Luis Inácio Lula da Silva, depois de tentar ser eleito por várias vezes, conseguiu ser o primeiro metalúrgico a entrar no poder, aquele sem dúvida, foi um dia histórico. Mas também foi mais histórico ainda quando ele foi reeleito, isso sim é um dia histórico. Dias e mais dias históricos, talvez sejam dias históricos, por que vivemos uma história constante. O que acredito ser a coisa mais estranha da história, relacionado a este tema, é justamente tratar a história como se ela não existisse. Ou seja, estamos vivendo dias comuns, sem nada de histórico, pois muitos pensam assim, então algo grandioso, considerado desta forma por alguns, acontece, e este dia, do nada, transforma-se num dia histórico. Só o fato de existirmos, já é um momento histórico, tudo que fazemos faz parte de nossa história, e não somente o que acontece de super exagero daquilo que a gente vê na televisão.

Eleger uma mulher como presidente do Brasil, pode ser um dia histórico, e talvez seja agora, pois nunca uma mulher fora chamada de ‘’presidenta’’, e talvez nem seja, assim como muitos outros dias de nossa história foram e serão dias históricos. O que realmente me incomodou fora à junção de dois termos, ‘’hoje é um dia histórico para o Brasil’’, esta foi à primeira coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha, e a segunda foi ouvir alguns jornalistas dizerem: ‘’as mulheres estão começando a entrar na história’’, pelo amor de Deus, aí já é falta de informação para mais de metro.

No século VII Cleópatra foi rainha do Egito, sem dúvida alguma aquele foi um dia histórico, e depois disso, no século XV, uma menina de 19 anos, chamada Joana D’Arc combateu os ingleses comandando o exército francês. Entre Cleópatra e Joana D’Arc há muitos séculos de intervalo, mas isso é culpa do machismo da história e não das mulheres. Elas sempre fizeram história.

Depois veio Ana Bolena, Carlota Joaquina, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Marie Curie, Mata Hari, Virginia Wolf, Cora Coralina, Carmem Miranda, Cristina kichiner, Michele Bachelet, etc., etc., etc.. Em todos estes casos, nenhum presidente da república foi padrinho de campanha na corrida presidencial, até por que algumas delas não foram ‘’presidentas’’, ou presidentes, como dizem os mais alterados.

Mas o que mais chama atenção na atual situação é o fato de todos quererem que a coisa continue como está. Não há como negar, numa eleição de segundo turno realizado no chamado dia das bruxas, que para alguns é um dia histórico, esperamos de coração que o bruxa não fique solta nos próximos quatro anos...