''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O reFINADO DIA DE FINADOS

Alguns dizem que o dia de finados surgiu no oriente no século X para louvar as almas que sofriam no purgatório. Outros dizem ainda que o dia de finados surgiu no século V quando a igreja católica apostólica romana decidiu criar um dia em homenagem aos mortos; mas no século X ainda não tínhamos a ideia de purgatório e no século V a igreja católica ainda não era estruturada dentro desta mentalidade de louvar os mortos e entes queridos.

Tudo que sabemos é que o Brasil possui um feriado nacional intitulado dia de finados, onde as pessoas costumam ir até os cemitérios visitar os túmulos de seus entes queridos. Com a aproximação do espiritismo, atualmente tomando conta dos cinemas e do imaginário popular, a ideia de morte não nos parece mais tão assustadora. Enquanto no Brasil costumamos ir até os cemitérios acender velas para os parentes e amigos queridos, no México o dia de finados é um verdadeiro carnaval, onde a festa popular toma conta das ruas e todos desfilam vestidos de esqueletos e encenando funerais. Para tanto, o que nos resta fazer enquanto membros de uma sociedade cristã? Rezar para aqueles que já se foram e tentar fazer tudo da melhor forma possível antes da nossa hora chegar...

Em meio a tal discussão e conversa amigável, cito o capítulo 14 do livro do Apocalipse, ditado no versículo 13:

‘’FELIZES OS MORTOS QUE DORAVANTE MORREM NO SENHOR. SIM, DIZ O ESPÍRITO, DESCANSEM DOS SEUS TRABALHOS, POIS AS SUAS OBRAS OS SEGUEM’’.