''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 20 de novembro de 2010

O TRISTE 15 DE NOVEMBRO

Como se todos soubessem o que houve no dia 15 de novembro daquele ano de 1889. Ninguém sabe. Tudo é teoria, estudo de documentos, contemplação de notícias, livros que desmentem outros livros, por fim, coisas estranhas num mundo sem verdade. Dizem que foi um golpe militar, onde Deodoro um tanto quanto cansado disse do fundo de suas cobertas: ‘’façam a república’’. Outros dizem ainda que o povo ficara como ‘’besta’’, olhando a banda passar frente a seus olhos assustados que nada entendiam; ainda há aqueles que contemplam a festa da democracia onde todos participaram, contentes e festivos, um dia único na nossa história. Afinal, era o fim da era de D. Pedro II e o início dos impostos cobrados a soco no estômago e perda de direitos.

Quem pode dizer o que realmente aconteceu naquele dia? Talvez ninguém, ou quem sabe, todo mundo. Uma coisa é certa. A república, que era para marcar o início das mudanças não mudou tanto assim a cara do país. Fizemos avanços neste espaço de tempo, conseguimos um pouco de liberdade, um pouco de igualdade, pelo menos no papel, e ainda conseguimos esconder muita coisa. Coisas que não estão aos olhos de todos, mas sim embaixo do tapete. Onde somente aqueles que se acham os donos da casa podem fazer o que bem entendem.

Para mais uma comemoração de feriado, e não da festa da república, como não vimos em tantos cantos do país, posso dizer sem orgulho que quanto mais procuro a república neste país, mais vejo que ela não avançou além do século XIX.