''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ANO NOVO UMA OVA, só muda o calendário.

texto escrito por ALEX PALMILHA, em 24 de dezembro de 2010

Ainda não consigo concordar quando ligo a porcaria da televisão e vejo pessoas dizendo feliz ano novo, adeus ano velho, que bestas humanas pensariam assim? Minha resposta é: na atual situação das tais festas de fim de ano, todos pensam assim. Que bosta. O correto seria dizer feliz calendário novo e adeus calendário velho, pois é isso que acontece. O ridículo do ser humano inventou esta coisa de tempo. Dividiram os dias em tantas horas, os meses em tantos dias, e o ano em tantos meses. Se você pegar a bíblia; e minha mãe lia a bíblia pra mim, um tal de Adão e um outro chamado Abraão, tiveram um monte de anos nas costas, tantos anos que nem a minha sexta geração junta conseguiria viver tanto. Mas por que ele viveu tanto assim? Será que era a comida que o maluco consumia no seu prato de barro todos os dias? Vai ver tal comida tinha uma espécie de sustância com mais proteínas do que as outras comidas um tanto quanto normais. Nada a ver, ele viveu tanto assim por que erraram a conta da data do aniversário dele, ou porque perderam a certidão de nascimento dele. Ou seja, ele só entrou para a história como tendo vivido pra caramba, do jeito que foi, por que criaram o tempo à maneira deles. Contavam um dia como se fosse um ano, o que seria mais correto. O cara pode ter uma cara de trinta anos, mas se ele disser que tem 80 e não te mostrar nada que confirme isso, você fica na dúvida. Agora, imagine naquele tempo, que ninguém mais está vivo para contar qualquer coisa, se ele tinha aquele tanto de anos nas costas mesmo, hoje em dia ele seria o homem milenar. Vai lá saber. Mas por que ficar jogando filosofia de botequim naquilo que não tem nada a ver, o fato é, o tempo é o mesmo. O homem inventou a mudança de tempo. Um dia começa quando o sol nasce e termina quando o sol se põe. Tudo bem, não há o que discutir. Não há anos, não há meses, não há nada, somente dias, quando o sol nasce e quando ele vai embora. Se não acreditarem nisso, então fiquem com seus sábados e domingos ridículos. Tem gente que odeia segunda feira, mas não odeio pelo fato de ser segunda feira no calendário, mas sim por que está com preguiça de voltar à rotina de trabalho, depois de ficar um dia parado. Vá perguntar para um maluco que trabalhou no domingo o dia inteiro e folgou na segunda feira o que ele acha daquele dia? É um dia normal, como qualquer outro, mas para ele deve ser o melhor dia da semana, pois é o dia de folga. Enquanto que para o maluco anterior, o domingo era o melhor dia, por ser sua folga. Não há como acreditar que o dia primeiro de janeiro é mais novo que o dia 31 de dezembro, isto é ridículo, o que muda é o calendário, não a vida, a vida continua, dia a dia, sem mais nem menos. E se formos levar isso a sério, todos os dias quando nascem são dias novos, mas não por serem novos dias, por que é o futuro que ainda não chegou. É o novo, o inesperado, a surpresa. Sempre pra frente, não há como dizer: nossa, agora estamos ferrados, estamos chegando mais perto da velhice. Ridículo. Ninguém sabe quando vai ficar velho, ninguém sabe quando vai morrer, ninguém sabe quando vai acontecer qualquer porcaria na sua vida, enfim, ninguém sabe de nada, isso talvez seja o grande mistério desta coisa chamada vida. Pronto, falei, não estou muito a fim de falar e nem escrever, por isso fui breve. Meu nome é Alex Palmilha, e você não é obrigado a concordar com nada que eu escrevo aqui, isto é o meu pensamento e não o seu. Só estou escrevendo aqui por que tenho a senha do Vandré, deixada comigo assim que ele saiu de férias. Abraços e feliz calendário novo.