''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PROCESSO contra o HABIB'S, motivo: fez uma piada.



Depois do episódio ridículo envolvendo o humorista do CQC Rafinha Bastos, onde a cantora Vanessa Camargo quis se promover em cima de uma piada feita pelo rapaz, agora vem essa pra cima do Habib’s. Acreditem ou não, a rede de lanchonete fast food brasileira Habib’s foi alvo de um Inquérito Civil instaurado na Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo no ano passado, motivo; fez uma piada de português. Pelo amor de Deus! O que está acontecendo com esse país ridículo chamado Brasil, onde qualquer piada, imitação, referência, ou citação, vira processo. Vai catar coquinho na ladeira. Segundo o inquérito civil instaurado contra a rede Habib’s houve uma eventual discriminação à comunidade lusitana, com a campanha de marketing ‘’O bolinho é português, o preço é uma piada’’. Para os ofendidos, o caso foi tão grave que a empresa Habib’s precisou assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público do Estado de São Paulo, onde se comprometeu a doar um veículo Van no valor de R$ 50 mil para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, entidade de utilidade pública. Como se não bastasse, além disso, o Habib’s deverá veicular anúncios em um portal de notícias exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil. Ou seja, piada de homossexual nunca mais, piada de afrodescendente nunca mais, piada de judeus nunca mais; agora, piada de português também, nunca mais. Que país chato esse, que povo sem senso de humor. Por que tem gente que confunde piada com preconceito? Isso alcança o patamar da burrice cômica. E é claro, o que o Habib’s vai dizer numa situação dessas? O fundador do Habib’s é português. Eu frequento o Habib’s e jamais vi a campanha com teor pejorativo, pelo contrário, o bom humor sempre estivera presente em todos os seus anúncios. O Habib’s por sua vez argumentou dizendo que o seu fundador é português, o que é verdade, e que jamais houve a intenção de ofender o povo de Portugal em qualquer campanha publicitária. E por que haveria essa intenção de ofender, sendo que muitos portugueses são seus consumidores? Pelo amor de Deus! Meu Deus do céu! Vão procurar o que fazer ao invés de ficar querendo levar vantagem em cima de quem ganha dinheiro honestamente. Que porcaria de mundo é esse? O bolinho de bacalhau português divulga o produto típico da cultura portuguesa, e não ridiculariza a cultura portuguesa, entendam isso de uma vez por todas. Assim como a cantora quis ganhar fama e dinheiro em cima do humorista do CQC, talvez aqui, eles só estivessem precisando de uma Van, e sem saber como pedir, se ofenderam eventualmente com a campanha bem bolada. Olha, sinceramente, cada vez mais vejo que só tem uma saída para o Brasil, o aeroporto; sem dúvida nenhuma, o aeroporto.

Fonte: redação uol, notícia veiculada em 28/01/2012.


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