NEYMAR CONSEGUE QUE A TV NÃO TRANSMITA
DESGRAÇAS POR 29 MINUTOS na HORA do ALMOÇO
Suspeito de estupro no Rio de Janeiro entrou 20 vezes no leito da vítima. 55 acidentes no feriadão de Corpus Christi na BR - 101. Funcionário de escola morre baleado ao sair de banco. Gripe A mata no interior de São Paulo. Alemão baleado no Rio de Janeiro continua em estado grave, enfim. Diante de tantas notícias estampando as capas dos jornais nessa segunda-feira, àquela que mais aparece colorindo todos os cantos do país e do mundo, é a chegada do Neymar ao Barcelona. Incrível, por alguns minutos o mundo ficou bonito e nada de ruim aconteceu. Ou seja, é o ''quarto poder'' controlando o que o povo deve saber ou não. Assim como faz todos os dias mostrando crueldades, e futilidades, como fofocas de ''famosos'', a mídia dessa vez alterou o que costuma informar ao povo no horário do almoço, devido à chegada de Neymar ao campo do Barcelona, na Espanha.
Acostumado a ver cabeças rolando, tiros saindo das páginas dos jornais e mães que matam filhos enquanto almoço todos os dias, hoje foi diferente; mostraram um jogador brasileiro, recebido por alguns milhares de espanhois, como a mais nova contratação daquele time para os próximos cinco anos. E diante de tudo àquilo que foi mostrado e transmitido, e ainda continuam falando e falando e falando, cheguei a minha conclusão lógica de que não é difícil fazer algo agradável para a hora do almoço. Todos os dias vejo sangue na televisão. Quem não conhece a minha rotina diária diria: ''ué, simples, não veja televisão!'' Seria fácil se a televisão fosse minha, mas ela pertence ao dono do estabelecimento onde compro minha marmita. O que quero dizer é, por qual motivo os programas policiais mais violentos, mostrando todos os crimes do final de semana, passam no horário do almoço? Antes que alguém queira responder, tenho outra pergunta; por qual motivo alguns donos de bares e restaurantes gostam de deixar essa programação para agraciar seus clientes? Resposta, sabe lá Deus. Será pela audiência? Será que esses donos de bares e restaurantes acham realmente que um cliente vai almoçar ali pelo canal que ele deixou ligado para todos assistirem, ou pela comida que ele está servindo? Mudar a programação e transmitir coisas agradáveis não é difícil, basta ver o que ocorreu com o Neymar hoje. Outros dirão, mas desgraça dá audiência e é isso que o povo gosta de ver. Talvez não, talvez o povo veja por que não tem opção de ver outra coisa na televisão naquele horário. Em todos os canais que você coloca vejo notícias assim, nesse horário específico. As vezes consigo ver a mesma notícia em dois canais diferentes, por ângulos opostos. Enfim...
Algumas horas depois que Neymar entrou em campo, disse algumas palavras, fez umas embaixadinhas e chutou um monte de bolas para a torcida que lá estava, alguns canais ainda estavam falando sobre isso. Ou seja, se o sangue é líder de audiência, por que continuavam falando de esporte ainda? Alguém dirá, por que ele é o Neymar, concordo, mas o mundo sem sangue não é só isso. No fim das contas fiquei feliz, não por ser torcedor do Barcelona, não sou, nem por ser um super fã desesperado do Neymar, também não sou, mas fiquei feliz porque consegui almoçar sem ver gente morta na calçada da rua, como mostram todos os dias no horário do almoço. Incrível, mas o Neymar conseguiu, enquanto ele corria pelo campo e abraçava crianças, parece até que a mídia esqueceu de retratar o que ocorre de ruim no mundo. Por um lado isso é muito bom, pois o circo do futebol transfere nossas fraquezas e impotências diante do poderoso crime organizado, para um campo oculto, lá no fundo daquilo que acreditamos um dia ter vivido, na gaveta mais longínqua de nossa memória; uma pena que logo eles esquecem disso tudo, e voltam para a realidade comercial, pois audiência se faz com desgraça e medo, então, daqui a pouquinho outra carnificina, sequestro ou assassinato brutal vai estar estampando as capas dos jornais, revistas e demais boletins noticiários. E o povo vai ver e vai comprar, talvez por falta de opção; ou ainda, talvez, por que realmente gostam de ver o sangue alheio derramado no meio fio.
Fonte da Imagem: google.com.br / blogs.lancenet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.