''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - vote no português correto..


Depois que uma lei liberou piadas com candidatos às eleições deste ano de 2010, percebi que os mais engraçados, cômicos e tristes personagens estão entre os próprios candidatos; talvez seja por isso que os comediantes e humoristas permanecem na surdina, sem maiores alvoroços.
Assistir ao programa eleitoral na televisão é divertido, ouvir no rádio então, nem se fala. Enquanto eu passeava por um site de busca encontrei duas fotos um tanto quanto curiosas. Prometo àqueles que não gostam de piadinhas esdrúxulas com candidatos, que ficarei restrito apenas à comentar o que está visível a todo possuidor de retinas saudáveis. As fotos acima mostram candidatos, neste caso, candidatas, acopladas a erros de língua portuguesa. No primeiro caso um erro na escrita, no segundo, talvez, um erro de digitação. Quem pode saber?
Não posso ser hipócrita e dizer que eu nunca erro, pelo contrário, erro muito, o tempo todo. Ninguém é perfeito, agora, o que custava ter revisado e assistido antes a gravação que iria ao ar, para milhões de eleitores verem e reverem, com todos os seus gostos, conceitos e opiniões.
Candidatos com trocadilhos estranhos, ridículos, engraçados, tontos e debochados, estão ali para serem ridicularizados e gravados na memória do povo, eles fazem de propósito, é por isso que adoram quando recebem homenagens dos seus eleitores na rua, sendo ovacionados com palavras estranhas por certa gente esquisita. Agora, aparecer na televisão, falando sério, com ideias concretas, não partindo para o ridículo e nem para o lado do humor, acompanhado ou acompanhada de um ''baita'' erro de português na tela, aí fica estranho demais...
Deste jeito é capaz do povo se confundir e trocar a ordem da piada, alguns podem pensar que o erro de português é a piada daquele quadro, enquanto outros juram que a piada veio na fala do candidato, seguida da mais culta construção sintática.