''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A ORIGEM, o filme



‘’A ORIGEM é o filme’’, disse meu amigo João Carroceiro. Não há como explicar como ele ficava louco a cada cena que eu não conseguia entender. Ele entendeu tudo. Quando o filme acabou precisei assistir mais uma vez, para entender algumas cenas sem a risada de João. Ao final, a pergunta que fica é: De onde Christopher Nolan tirou aquela ideia? Será que ele estava sonhando com tudo aquilo e quando acordou, jogou no papel para depois transformar em realidade? Só ele mesmo para dizer qual foi o processo.
‘’A Origem’’, que nos Estados Unidos recebeu o título de ‘’Inception’’, foi escrito, dirigido e produzido pelo diretor Christopher Nolan, o mesmo diretor que trouxe para as telas do cinema um Batman mais convincente do que os demais, pelo menos na minha opinião. O filme ‘’A Origem’’ tem no papel principal Leonardo DiCaprio. No enredo, DiCaprio faz o papel de Dom Cobb, um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente dos seus alvos durante o sonho. Incapaz de visitar seus filhos, Cobb tem a chance de vê-los em troca de um último trabalho: fazer a inserção, ou seja, plantar a origem de uma ideia na mente de um rival de seu cliente. Nesse caso, tanto o rival, quanto o contratante são poderosos em termos financeiros, que de fato é o que manda no mundo. Dinheiro. Em todas as missões que realiza Cobb sente a presença da mulher falecida, por única culpa dele mesmo, que não consegue se desligar da esposa devido a uma dor de consciência misturada a uma mágoa profunda.
O desenvolvimento do filme começou em 2001, quando Nolan escreveu um tratamento de 80 páginas sobre ladrões de sonhos, apresentando a ideia para a Warner Bros. A história foi originalmente concebida como um filme de ação, inspirado nos conceitos de sonhos lúcidos e incubação de sonhos. Sentindo que precisava de mais experiência em filmes de grande orçamento, Nolan optou por outros longas e decidiu trabalhar mais seis meses no roteiro de ‘’Inception’’ antes que a Warner o comprasse, em fevereiro de 2009. As filmagens passaram por seis países e quatro continentes, começando em Tóquio, em junho de 2009, e terminando no Canadá, em novembro do mesmo ano. O compositor Hans Zimmer compôs a trilha sonora do filme usando trechos da canção''Non, je ne regrette rien'', de Edith Piaf.
Para fazer o filme Inception, que no Brasil recebeu o título de A ORIGEM, Nolan recebeu 160 milhões de dólares, custo esse que foi dividido entre a Warner e a Legendary Pictures. O sucesso que conseguiu com tal filme arrecadou 823 milhões em bilheterias do mundo todo, e foi indicado a 8 Oscars, incluindo melhor filme. No final venceu em 4 categorias; fotografia, efeitos visuais, edição de som e mixagem de som. Um filme espetacular.


Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre e CineClik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.