''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

AS viagens de GULLIVER - o filme e algumas curiosidades

É um filme com boa direção, boas interpretações e um roteiro com algumas falhas. Sem falar que tem algumas coisas que não consegui engolir ainda, mesmo já tendo visto o filme há mais de seis horas. Por exemplo, a dancinha falando do ''não faça guerra''. Não consigo entender por que aquilo não foi cortado do filme e entrou nos extras. A barriga de borracha de Lemuel Gulliver também foi forçado pra caramba. Outro exemplo, se foi tão difícil e sofredor entrar na casa de bonecas, como foi tão fácil sair dela? Enfim, é um filme para assistir em casa, num sábado a tarde, com chuva caindo no quintal, e uma pipoca estourando na panela. Talvez valesse a pena assistir em 3 D para ver a cena das ondas gigantes engolindo o barco, nada mais que isso.

Lemuel Gulliver embarca numa viagem até o Triângulo das Bermudas, com a missão de escrever uma reportagem sobre o assunto. Mas no meio do caminho o barco onde ele está é sugado por um gigantesco redemoinho e ele vai parar numa terra chamada Liliput, onde todos os seus habitantes são pequenos. Bem pequenos.

Eu estava super ansioso para assistir ao filme AS VIAGENS DE GULLIVER, e fui. Havia prometido para minha própria pessoa que só em momentos de muita ansiedade eu entraria num cinema de novo, devido a falta de educação, a estupidez e ausência de cidadania das pessoas que aquele ambiente frequentam. Tem gente que faz daquilo o sofá da própria casa, outros, em compensação, fazem daquilo o sofá, a cozinha, o tanque e o banheiro, o que é pior. Por fim, eu fui.
O filme mostra um cara que visivelmente está interessado numa mulher, e conseguimos enxergar na interpretação da mulher, que ela também está interessada nele. Ele é humilhado e se submete a isso, sem dar sequer um soco na cara da pessoa que o humilha. Mas, depois de uma viagem por tempestades e ondas gigantes, ele se vê numa situação que não é mais humilhado, mas sim, agora ele é o centro de tudo, o cara gente boa que é idolatrado. Sabe aquele mané que mora numa cidade pequena e tem um carro, e por esta razão fútil, as mulheres da cidade acham ele o máximo? Então, ele é como se fosse esse cara que tem o carro.
Por fim, tudo vem a tona e o final aparentemente é feliz. Jack Black mantém a sua linha de interpretação que mostra sempre um personagem com problemas na vida, mas que num determinado momento de sua trajetória, ele dá a volta por cima e termina bem... É isso.
Mentiras que ouvi antes de assistir ao filme:
''você vai rir do começo ao fim'' - mentira.
''é o melhor papel de Jack Black'' - mentira.
''o filme é muito bom, dá vontade de ficar no cinema e não sair mais'' - mentira.
''o filme não cansa por que Jack Black faz valer o ingresso'' - mentira.
Enfim, esta é a minha opinião depois de assistir ao filme naquela república aberta a qualquer imigrante ilegal que veio tentar a vida no nosso país, lugar este que alguns chamam de sala de cinema, onde o silêncio inexiste naquele ambiente; a educação muito menos; e a cidadania então, se você falar esta palavra lá dentro, é capaz de pensarem que você está xingando a maioria daqueles que estão ali.

Curiosidades sobre o filme, com fonte do Cinemark Brasil:
O filme é uma chamada versão cômica do clássico As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, em que o escritor Lemuel Gulliver sai em missão às Bermudas e acaba na ilha de Liliput, habitada por uma raça de seres minúsculos. Neste caso escritor foi muita camaradagem com Jack Black, pois no seu papel como Lemuel Gulliver, ele escreve pouco mais que seu próprio nome. Enfim...

- O filme As Viagens de Gulliver foi inteiramente filmado na Inglaterra, em locações como Blenheim Palace, Woodstock, Oxfordshire, Londres, Pinewood Studios, Iver Heath, Buckinghamshire e University of Greenwich;

- O filme é uma versão moderna do clássico livro de Jonathan Swift, repleta de referências populares do mundo atual. Tem réplica de vários lugares e vários artistas do cinema, da música e da tv.

- É a estreia do diretor Rob Letterman na direção de um longa live-action (com atores). Os seus longas anteriores foram O Espanta Tubarões e Monstros vs Alienígenas;

- Terceiro longa (ficção) em que o ator Jack Black recebe crédito como produtor;

- O ator Taylor Lautner tinha sido escalado primeiramente para interpretar Horácio, mas foi descartado depois que os produtores chegaram a conclusão de que ele era muito jovem para o papel, que acabou ficando com Jason Segel;

- A atriz Sarah Michelle Gellar chegou a ter seu nome considerado para o papel de Princesa de Lilliputi, personagem que acabou nas mãos de Emily Blunt;

- A atriz Emily Blunt desistiu de Homem de Ferro 2 para embarcar em As Viagens de Gulliver;

- A trilha sonora inclui sucessos de astros de gerações e estilos diferentes como Kiss, Prince e Lady Gaga;

- O roteirista Joel Stillman foi indicado ao Oscar por Shrek, além de ter escrito Shrek 2;

- Exibido também em formato 3D;

- O curta-metragem Scrat's Continental Crack-Up, com o famoso esquilo da série A Era do Gelo, foi exibido antes de As Viagens de Gulliver quando lançado nos cinemas. Inclusive no cinema onde eu estava isso também aconteceu.