''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

domingo, 30 de janeiro de 2011

DIA DA SAUDADE - 30 de janeiro

A palavra "saudade" só existe em português, como assim? Perguntaria um Lusitano. A palavra saudade só existe na língua portuguesa, ou seja, é esta a única língua que tem uma palavra definida para esse sentimento. Todas as outras línguas adaptam alguma palavra de sentido de falta, de ausência. E mesmo que a palavra só exista na língua portuguesa, o sentimento existe em qualquer ser humano. E dizem aqueles mais protetores da vida, que também existe em vários animais, alguns maiores, outros menores, mas o sentimento da falta, existe; de acordo com alguns chamados especialistas no assunto.

O dia 30 de janeiro é reservado para a comemoração do Dia da Saudade. E como se comemora o dia da saudade? Ligando para alguém que você não liga há muito tempo e esteja com saudade de ouvi-lo, ou ouvi-la? Tomando aquela bebida que você nunca mais tomou? Comendo aquela comida que você nunca mais comeu? Fazendo aquilo que você nunca mais fez? Ou fazer tudo ao contrário, afastando-se daquilo que você mais gosta de fazer, comer e beber, justamente para sentir saudade e homenagear tal dia com grande performance? Deve ser como comemoração de aniversário; cada um comemora do jeito que se sente mais à vontade, livre e leve para fazer. Quem pode dizer? Neste caso, só o aniversariante.

Procurei vários textos que pudessem definir o que realmente é sentir saudade. Encontrei, mas como eles estavam cheios de direitos autorais, e eram poéticos demais, a ponto de eu não sentir nem um pouco de saudade de ficar com os olhos abertos enquanto os lia, decidi deixá-los para outra ocasião. Dito isso, procurei algumas definições do que é ter saudade. E encontrei algumas na boca de pessoas ilustres, muito mais ilustres do que qualquer um que tem o seu nome divulgado na internet. Frases que tentam explicar o que é o sentimento da saudade.

‘’sentimos saudades de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela’’

Carlos Drummond de Andrade

‘’a casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração’’

Coelho Neto

‘’saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que a gente só pode preencher com a lembrança’’

Irene de Albuquerque

‘’o tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo’’

Mário Quintana