''Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos ninguém se esquece''

sábado, 29 de janeiro de 2011

DIA NACIONAL das HISTÓRIAS em QUADRINHOS

De forma geral, atualmente o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro. A data foi instituída em 1984 pela ACB-SP (Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) para marcar a data que em que foi publicada a primeira história em quadrinhos no Brasil, pelo artista ítalo-brasileiro Ângelo Agostini no jornal Vida Fluminense. Era o personagem Nhô Quim.
Quando se procura informações sobre Histórias em Quadrinhos, ou mais especificamente, quais foram as primeiras histórias em quadrinh
os a serem publicadas, é comum encontrar dados dizendo que a primeira HQ foi Yellow Kid, de Richard Outcoult, em tradução literal, O Menino Amarelo. Segundo publicação de Flávio Calazans em seu blog ''Coluna Calazanismo'', tal informação é falsa. Para ele, antes do menino amarelo havia uma espécie de arte sequencial sendo publicada na Alemanha, na França e em outros países. O que aconteceu então para os americanos levarem mais uma vez a fama de terem sido os primeiros a darem o pontapé inicial? Para Flávio os americanos, mais uma vez se aproveitaram do domínio que têm e tinham sobre a mídia para propagar o seu ponto de vista. No Brasil, o lançamento de As Aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora pelo Senado Federal, em uma edição organizada pelo Coronel e estudioso Athos Eichler Cardoso, mostra que os norte-americanos não podem pedir sequer o mérito de terem criado os quadrinhos de aventura, pois isso aconteceu por aqui. Nhô-Quim e Zé Caipora são criações do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, um dos jornalistas e ilustradores mais importantes da imprensa brasileira. Agostini nasceu em Verceli, na Itália, passou a adolescência em Paris, onde estudou na Escola de Belas Artes. Veio para o Brasil ainda jovem e não quis mais voltar para a Europa.
Aqui ele se tornou um símbolo da imprensa republicana e um ferrenho
abolicionista. A Revista Ilustrada, fundada e dirigida por ele, era naquele momento a revista de maior prestígio no Brasil do final do século XIX, sendo o principal registro histórico e iconográfico da luta contra a escravidão. A publicação chegou a ter quatro mil assinantes, o que era um recorde absoluto para um país cuja maioria da população era analfabeta. O primeiro trabalho de Agostini com quadrinhos foi As Aventuras de Nhô-Quim. O primeiro capítulo foi publicado em 30 de janeiro de 1869, no jornal Vida Fluminense. Yellow Kid tem sua data de publicação inicial em 1896, isto prova que Nhô-Quim veio primeiro.(fonte:Flávio Calazans - Coluna Calazanismo).
Poucos conhecem ou conheceram tal HQ citada acima, mas todos conhecem, ou pelo menos já ouviram falar alguma vez em qualquer um dos super herois norte americanos. Herois estes que hoje, com a tecnologia do cinema, saem das tirinhas e vão direto para a grande tela.

Mas, para alguns apaixonados por quadrinhos, o melhor momento de Agostini não está em Nhô Quim, mas sim na personagem Zé Caipora. A obra revela um artista mais maduro, e é justamente esta série que vai se antecipar aos lançamentos dos quadrinhos de aventura que fizeram famosos personagens como Tarzã e Flash Gordon. O primeiro capítulo de Zé Caipora foi publicado em 27 de janeiro de 1883 nas páginas da Revista Ilustrada (sempre é bom lembrar que Yellow Kid é de 1893)(fonte:Flávio Calazans - Coluna Calazanismo). O sucesso foi tão grande que a série chegou a ter quatro edições e serviu de inspiração para muitas produções culturais da época, como músicas populares, peças de teatro e dois filmes mudos.(fonte: Coluna Calazanismo).